Comissão sindical diz que greve na Soporcel tem adesão superior a 90%

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 14 nov (Lusa) - A greve convocada para hoje nas instalações da papeleira Soporcel, localizada em Lavos, Figueira da Foz, está a ter uma adesão superior a 90%e a fábrica está parada, disse fonte da comissão sindical.

"As instalações estão todas paradas, com exceção da caldeira auxiliar por questões de segurança", disse Vítor Abreu, porta-voz das comissões sindical e de trabalhadores da empresa do grupo Portucel Soporcel, à agência Lusa.

Embora não adiantando números específicos, Vítor Abreu frisou que a adesão à paralisação, que decorre até às 04:00 de sábado, "foi superior à greve de 22 de maio", altura em que o sindicato registou 90% de adesão à paralisação.

A mesma fonte indicou ainda que as instalações fabris "foram parando" durante a madrugada de hoje - a greve iniciou-se às 04:00 - e os trabalhadores "foram saindo", com exceção de três que optaram por não aderir à greve.

De acordo com Vítor Abreu, a greve está ainda a impedir o carregamento de camiões para expedição de papel para fora das instalações da Soporcel. Já quanto à entrada de veículos pesados carregados de madeira, o porta-voz da comissão sindical indicou que a situação "está a ser analisada", alegando que a administração fabril "substituiu o chefe de equipa" responsável por essa operação, não revelando, no entanto, se ela está ou não a decorrer com normalidade.

Os trabalhadores da Soporcel convocaram dois dias de greve, a cumprir hoje e a 21 de novembro, por questões relacionadas com o fundo de pensões da empresa e a falta de negociação, imputada pelo sindicato à administração, de um caderno reivindicativo, entre outras.

A agência Lusa tentou ouvir a comissão executiva do grupo Portucel Soporcel mas, até ao momento, os contactos resultaram infrutíferos.

JLS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).