Vistos gold: Paulo Portas deve "tirar consequências" por "via verde para negociatas" - BE

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) - O BE requereu hoje a audição parlamentar do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e considerou que este deve "tirar consequências" por ser o "responsável político" pela criação dos vistos 'gold', que são "uma via verde para negociatas sem critério".

"O BE exige que o Governo esclareça os contornos desta situação, que como é que é possível que altos quadros do Ministério da Justiça e do Ministério da Administração Interna estejam envolvidos nesta rede e simultaneamente vamos chamar ao Parlamento o senhor ministro Paulo Portas, que é o responsável político por esta via verde, que afinal é uma via verde para a negociata e para a corrupção", afirmou a deputada Cecília Honório aos jornalistas na Assembleia da República.

A Polícia Judiciária deteve hoje 11 pessoas suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e peculato, no âmbito de uma investigação sobre atribuição de vistos 'gold', incluindo a secretária-geral do Ministério da Justiça (MJ), Maria Antónia Anes, o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos.

ATF (CC/FC)// SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.