AmadoraBD deste ano teve 30.340 visitantes, mais 400 do que em 2013

| País
Porto Canal / Agências

Amadora, 13 nov (Lusa) -- A edição deste ano do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, o Amadora BD, que terminou no domingo, recebeu 30.340 visitantes, mais 400 do que em 2013, anunciou hoje a organização.

De acordo com um comunicado hoje divulgado, o acréscimo de público na iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Amadora, "deu-se tanto em termos de público em geral, como em número de alunos integrados em visitas escolares".

Nesta edição, a 25.ª, o AmadoraBD apresentou um total de 25 exposições, 16 destas no Fórum Luís de Camões e nove em diversos locais da Amadora e de Lisboa.

Ainda segundo a organização, "houve mais de 22 lançamentos e apresentações de álbuns e estiveram presentes 70 autores portugueses e estrangeiros, entre apresentações, lançamentos, debates, sessões de autógrafos e exposições".

No âmbito do festival, foram entregues os Prémios Nacionais de Banda Desenhada.

"Zona de Desconforto", da autoria de Amanda Baeza, André Coelho, Cristina Casnellie, Daniel Lopes, David Campos, Francisco Sousa Lobo, José Smith Vargas, Júlia Tovar, Ondina Pires e Tiago Baptista, editado pela Chili com Carne, venceu a categoria de Melhor Álbum Português

André Oliveira recebeu o Prémio de Melhor Argumento para Álbum Português, pelo livro "Hawk", editado pela Kingpin Books, enquanto o Melhor Desenho para Álbum Português distinguiu Pedro Massano, pela obra "A Batalha 14 de Agosto de 1385", editado pela Gradiva.

"Safe Place", de André Pereira e Paula Almeida, publicado pela Kingpin Books, recebeu o prémio para o Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira. O prémio para o Melhor Álbum de Autor Estrangeiro foi para "As Serpentes de Água", de Tony Sandoval, editado pela Kingpin Books.

O galardão para Melhor Álbum de Tiras Humorísticas foi entregue a "No Presépio", de Álvaro e José Pinto Carneiro, com a chancela Insónia/Álvaro Santos, e o de Melhor Ilustração de Livro Infantil foi para Vera Tavares, pelo livro "Lôá Perdida no Paraíso", editado pela Tinta-da-China.

O Prémio Clássicos da 9.ª Arte distinguiu "Maus", de Art Spiegelman, com a chancela da Bertrand Editora, e o Prémio Nacional de Banda Desenhada para a categoria Fanzine foi entregue a "Espaço Marginal", de Marco Silva, do Instituto Politécnico de Beja.

O Troféu de Honra foi entregue a Carlos Baptista Mendes, que editou este ano "Portugueses na Grande Guerra (1914-1918)", com prefácio do general Loureiro dos Santos, editado pela Arcádia.

JRS (SS/NL) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).