Festival internacional de teatro arranca sexta-feira em Tondela

| País
Porto Canal / Agências

Tondela, Viseu, 13 nov (Lusa) -- A 20.ª edição do Festival Internacional de Teatro da ACERT (FINTA) arranca na sexta-feira, em Tondela, e desafia o público com um programa recheado de estreias e de propostas artísticas multidisciplinares, que se prolonga até 07 de dezembro.

Três estreias - uma das quais internacional, apresentada por um grupo da Ucrânia - e uma ante-estreia fazem parte do programa, que integra 12 espetáculos.

Ao celebrar 20 anos, o FINTA quer "continuar a surpreender o público" e "mostrar a vontade e a genica" que animam a equipa de trabalho, disse à agência Lusa José Rui Martins, da direção da ACERT.

"O FINTA é uma matriz da própria atividade do Trigo Limpo Teatro ACERT, que o organiza. Tem uma forma de trabalhar muito transdisciplinar, com ligação à literatura, à música e à dança", acrescentou.

No dia 29, regressa a Tondela para estrear uma comédia "anarco-clown" o grupo ucraniano "Mimirichi Estúdio" que, segundo José Rui Martins, "é dos mais importantes da Europa dentro do género teatral que desenvolve".

"Esta estreia é também um ato solidário que nós demonstramos e um desejo muito grande para que a guerra acabe e esse povo possa atingir a paz desejada", frisou.

José Rui Martins explicou que o grupo "absorveu o trabalho feito pelos grandes mimos e 'clowns' mundiais e depois deu-lhe uma identidade própria, que é a loucura temática em que eles pegam e a capacidade que têm do domínio da técnica da pantomina e do 'clown'".

Na sexta-feira, dia de abertura do festival, estreia-se o espetáculo de dança "Stretto", da associação cultural Intruso, que apresenta "um homem de fronteira, do limiar, do limite, que tenta extrair do corpo caminhos e direções".

"O encontro entre três artistas de três países --- Roménia, Alemanha e Portugal --- provenientes de áreas distintas, coreográfico/performativo, música e artes visuais, precipita um espaço comum de observação, pesquisa e reflexão artística e pessoal", refere a ACERT.

No dia seguinte, acontece mais uma estreia, do espetáculo de teatro "Casaverde" do Teatro O Bando, que "encara todos os desvios como acessos pontuais de uma loucura latente, encontrando o motivo e o apoio político para internar cada vez mais gente".

O mundo das marionetas será dado a conhecer no dia 27, com a ante-estreia de "Capucha Vermelha", do Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Além de outros espetáculos de teatro e dança, o programa do FINTA conta também com lançamento de livros, concertos e a exposição "Judas visto por José Cruzio". Esta pode ser encontrada durante todo o festival pela cidade, uma vez que as 18 fotografias de grande formato que a constituem serão colocadas no mobiliário urbano.

A encerrar o FINTA, no dia 07 de dezembro, são também celebrados os 38 anos da ACERT com o lançamento do livro "A Viagem do Elefante por Viseu Dão Lafões" e o concerto de apresentação do livro-CD "Canções d'A Viagem do Elefante".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).