Sub-19 portugueses vencem País de Gales na qualificação para Europeu

| Desporto
Porto Canal

seleção portuguesa masculina de futebol de sub-19 venceu hoje o País de Gales por 2-1, em Albufeira, na estreia do torneio de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015, que vai ser disputado na Grécia.

A equipa das "quinas", liderada por Edgar Borges, arrancou o torneio na liderança do grupo, com os mesmos três pontos da Dinamarca, que hoje também venceu a Albânia por 1-0, em Lagos.

Portugal entrou melhor na partida e, aos 29 minutos, abriu o marcador por intermédio de Hildeberto Pereira, resultado com que se atingiu o intervalo. No segundo tempo, Harry Wilson (62) igualou para o País de Gales, tendo Gil Dias (76) marcado o segundo golo e dado a vitória à equipa portuguesa.

A seleção lusa começou a construir a vitória no seu melhor período, tendo o golo inaugural surgido de um lance de contra-ataque, numa jogada de entendimento entre Gil Dias e Baldé, tendo este último se isolado e rematado fora do alcance do guarda-redes galês.

No segundo tempo, Portugal manteve a dinâmica ofensiva, mas foi surpreendido com o golo dos galeses, resultante de um desentendimento entre os centrais e o guarda-redes. A bola ficou à mercê de Harry Wilson, que só teve de empurrar para a baliza deserta, restabelecendo a igualdade.

A equipa comandada por Edgar Borges não acusou o golo e foi à procura do tento da vitória, que surgiu, aos 76 minutos, num lance em que Gil Dias aproveitou um ressalto e, à entrada da área, rematou forte fora do alcance do guarda-redes Owen Evans.

Durante a segunda parte, a formação do País de Gales raramente se aproximou da área portuguesa e, quando o conseguiu, fê-lo sem ameaçar a baliza de Joel Castro.

Na sexta-feira, a seleção portuguesa defronta, às 15:00, a Albânia, no Estádio da Bela Vista, no Parchal, no concelho de Lagoa, enquanto a Dinamarca e o País de Gales se defrontam, às 11:00, em Albufeira.

Jogo no Estádio da Nora, nas Ferreiras, em Albufeira.

Portugal - País de Gales, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Hildeberto Pereira, 29 minutos.

1-1, Wilson, 62.

2-1, Gil Dias, 76.

Equipas:

- Portugal: Joel Castro, Jorge Silva, Rúben Dias, João Lima, Paulo Henrique, Gilson Costa, Gonçalo Guedes (Sérgio Ribeiro, 46), André Horta (Renato Sanches, 65), Gil Dias, Romário Baldé e Hildeberto Pereira (Jota, 60).

(Suplentes: João Costa, Serrano, Sérgio Ribeiro, Renato Sanches, Pedro Rodrigues, Ivanildo Fernandes e Jota).

Treinador: Edgar Borges.

- País de Gales: Evans, Tattum, Smith, Graham, Leggett, Wilson, Robbie Patten, Morrel, Noor (Daniel James, 70), George Thomas (Jamie Thomas, 78) e Jones (William Abbotts, 86).

(Suplentes: Lewis Thomas, Cian Harries, Thomas Burridge, Loan Evans, Jamie Thomas, Daniel James e William Abbotts).

Treinador: David Geraint Williams.

Árbitro: Sergei Lapochkin (Rússia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Harry Wilson (15), Rúben Dias (35), Gonçalo Guedes (37), Robbie Patten (83) e Gil Dias (88).

Assistência: Cerca de 400 espetadores.

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.