Corrida de touros regressa a Viana do Castelo na Romaria d'Agonia

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 22 jul (Lusa) - A cidade de Viana do Castelo, que desde 2009 se assume como "antitouradas", vai voltar a receber uma corrida de touros, a 18 de agosto, apesar da oposição da Câmara, confirmou hoje a federação "Prótoiro".

A corrida de touros está agendada para o domingo da Romaria d'Agonia, 18 de agosto, um dos principais dias daquela festa, e prevê a presença de cinco cavaleiros numa arena amovível a instalar para o efeito no concelho de Viana do Castelo.

"O sítio está tratado e vamos apresentar um pedido de licenciamento à Câmara, apenas para a instalação da arena, porque a autarquia não tem competência para autorizar ou não o espetáculo em si. Isso é um licenciamento da Inspeção-Geral das Atividades Culturais, que também será pedido", explicou o dirigente da "Prótoiro", Diogo Monteiro.

A 19 de agosto de 2012, aquando da realização da primeira corrida de touros em quatro anos, que contou com mais de 2.300 espetadores, a "Prótoiro" tinha já anunciado que face ao concretizar de um "dia histórico", estariam de regresso no ano seguinte.

Para já, a "Prótoiro" não divulga o local em que será instalada, desta vez, a arena amovível com capacidade para mais de 3.000 pessoas, mas garante que "não será nos mesmos terrenos de 2012".

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga viabilizou a tourada de 2012 ao dar cinco dias à organização para se pronunciar sobre os argumentos do município, no recurso que este apresentou à providência cautelar interposta pela "Prótoiro", depois de ter rejeitado a instalação da arena amovível em terrenos da Veiga da Areosa, junto à cidade.

Na prática, esta decisão, próxima da data da tourada, permitiu a sua realização, apesar de a Câmara insistir que aquela instalação foi feita em terrenos de "elevado valor paisagístico", numa "violação grave" do Plano Diretor Municipal (PDM), da Reserva Ecológica Nacional e do Plano de Ordenamento da Orla Costeira.

Além disso, a Câmara, liderada pelo socialista José Maria Costa, mantém a declaração, aprovada em reunião de câmara a 27 fevereiro de 2009, de "antitouradas", ou seja não autorizando a realização de qualquer espetáculo do género em terrenos públicos ou privados.

Durante a corrida de 2012 mais de 300 pessoas protestaram contra a sua realização, a cerca de 50 metros da arena, obrigando à intervenção da PSP para evitar confrontos físicos entre aficionados e manifestantes.

Entre os manifestantes estava o ex-autarca Defensor Moura (PS), que em 2009 fez aprovar no executivo municipal a declaração de Viana do Castelo como cidade "antitouradas".

Já em abril deste ano a maioria socialista na Câmara de Viana do Castelo aprovou um Regulamento Municipal de Proteção de Animais que prevê que a autorização municipal para várias atividades "só poderá ser concedida se os competentes serviços municipais verificarem que as condições previstas na Lei destinadas a assegurar o bem-estar e a sanidade dos animais são cumpridas".

Atividades como comércio, guarda, criação e espetáculos com animais vão passar a necessitar de autorização municipal em Viana do Castelo, segundo prevê o regulamento. Contudo, após a consulta pública, que terminou em meados de junho, este ainda carece de ratificação dos órgãos municipais para poder entrar em vigor.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.