Portugal precisa de "debate sério numa visão a médio prazo" - Silva Peneda

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 nov (Lusa) - O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Silva Peneda, considerou hoje que há em Portugal "uma ausência de debate sério numa visão a médio prazo" e que a política é feita "para o imediatismo",

"O país precisa de uma visão a médio prazo. O país tem de saber onde é que quer estar daqui a dez ou 15 anos e há condicionantes externas que não dominamos e que têm de ser discutidas internamente", defendeu o presidente do CES, no parlamento.

A posição de Silva Peneda foi assumida na Assembleia da República no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2015 (OE2015), na qual ouviu críticas dos deputados da maioria PSD e CDS-PP sobre a discordância entre o CES e o Governo, espelhada no parecer desta entidade sobre o Orçamento para o próximo ano.

Silva Peneda foi direto e assumiu que a sua "divergência" com o Governo assenta no facto de haver em Portugal "uma ausência de debate sério sobre uma visão de médio prazo".

"A política em Portugal é feita muito para o curto prazo, muito para o imediatismo e portanto, se há aqui algum inconformismo, e se falamos na necessidade de um programa alargado a dez anos que persiga, ao mesmo tempo, o crescimento económico, a reforma do Estado - que é fundamental -, não vejo como se pode cortar na despesa sem encarar este problema real", afirmou Silva Peneda.

Relativamente à consolidação das contas públicas, o presidente do CES disse que tal é impossível sem um consenso: "não acredito que isso seja feito sem um compromisso político dentro desta casa".

SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.