Colégio em Fafe sem notas das provas do 2.º e 3.º ciclos por "irregularidades"

Colégio em Fafe sem notas das provas do 2.º e 3.º ciclos por "irregularidades"
| Norte
Porto Canal

Um total de 45 alunos do Colégio de Fornelos (Fafe) ainda não conheceram as notas das provas finais do 6.º e 9.º ano, porque há suspeita de irregularidades que estão a ser inspecionadas pelas autoridades, indicou hoje fonte ministerial.

"O processo relativo às provas finais do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Colégio de Fornelos encontra-se pendente de apreciação pelo Júri Nacional de Exames, na sequência da suspeita de ocorrência de irregularidades, situação que está a ser averiguada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência", disse à Lusa fonte da assessoria do Ministério da Educação e Ciência.

Em declarações à Lusa, a diretora pedagógica do Colégio de Fornelos, em Fafe, Ana Pinheiro, confirmou que as notas do 2.º e 3.º ciclos ainda não foram lançadas, porque a escola está a aguardar as respostas da Inspeção-Geral da Educação e Ciência.

Segundo aquela responsável estão em causa as notas de "29 estudantes do 6.ª ano e de 16 estudantes do 9.º ano.

"Não fazemos a mínima ideia sobre que suspeitas existem", disse a diretora pedagógica, acrescentando que o Colégio de Fornelos "já ligou" para o ministério para "perceber quais eram as irregularidades", mas apenas informaram que era "um procedimento normal nestes casos" e que o lançamento das notas estava a demorar mais um pouco "porque existem outros casos idênticos".

A encarregada de educação, Maria Pereira, lamentou à Lusa que no colégio frequentado pelo seu filho as classificações ainda tenham sido tornadas públicas.

"O colégio diz que as notas ainda não foram enviadas pelo respetivo Agrupamento de Exames. É inaceitável que as notas não sejam afixadas", declarou, exigindo para que se proceda ao "início de uma investigação".

"Da minha parte apenas desejo ver as notas afixadas e esperar que o meu filho não seja prejudicado pelas faltas cometidas por terceiros", acrescentou a encarregada de educação.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.