70% dos portugueses têm falta de dentes naturais - barómetro Ordem dos Dentistas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 nov (Lusa) -- Cerca de 70% dos portugueses têm falta de dentes naturais, sendo que em 20% da população há pelo menos 10 dentes em falha, segundo o primeiro barómetro nacional de saúde oral realizado em Portugal.

Os dados, hoje revelados no Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, mostram que 7% dos portugueses não tem nenhum dente natural na boca.

"São valores muitíssimo elevados. É preciso olhar para esta realidade e ver o que é preciso fazer", declarou à agência Lusa o bastonário da Ordem, Orlando Monteiro da Silva.

Do total de portugueses que indica não ter alguns dentes naturais, mais de metade não tem nada a substituí-los. Da outra metade, apenas menos de 8% tem dentes substitutos fixos, com os restantes a usarem próteses.

Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, a falta de dentes naturais, à exceção dos do siso, está relacionada com o hábito de escovar os dentes, já que "quanto menos dentes naturais tem quem respondeu, menores são os seus hábitos de higiene".

O barómetro, que tem validade estatística e se baseou em mais de mil entrevistas presenciais, indica ainda que os portugueses têm hábitos de saúde oral básicos, mas poucos são os que têm hábitos mais sofisticados.

Mais de 97% dos portugueses afirmaram ter o hábito de escovar os dentes, mas menos de metade usa elixir e 76,2% admite não usar fio dentários.

Segundo este barómetro, as mulheres apresentam taxas de hábitos de higiene e limpeza superiores aos homens.

Sobre o impacto da saúde oral no quotidiano, metade dos inquiridos já teve dificuldade em comer e/ou beber devido a problemas na boca e dentes e quase um quarto já faltou ao trabalho ou escola por um problema dentário.

Quanto à aparência dos seus dentes, 18% dos portugueses confessa já se ter sentido envergonhado.

Relativamente à relação com o médico dentista, a esmagadora maioria (93,5%) mostra satisfação com o clínico escolhido, sendo que 63,7% dos inquiridos nunca mudaram de médicos.

São ainda mais de um quarto os portugueses que dizem concordar com a afirmação "Tenho medo de ir ao dentista", embora mais de 94% afirmem também que ir ao dentista é uma forma de cuidar da saúde oral, considerando importante uma visita regular.

ARP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.