Novo Banco: Vieira Monteiro critica taxa oferecida no depósito de curto prazo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 nov (Lusa) - O presidente do Banco Santander Totta, António Vieira Monteiro, considerou hoje que a remuneração oferecida aos aforradores no novo depósito a prazo lançado pelo Novo Banco está "fora do mercado", mostrando-se apreensivo com a mesma.

"O Novo Banco lançou uma campanha que eu acho extraordinária", afirmou o gestor, criticando implicitamente a taxa de juro contemplada num depósito de curto prazo lançado recentemente pela instituição que resultou da medida de resolução aplicada há cerca de três meses ao Banco Espírito Santo (BES).

Vieira Monteiro falava durante a apresentação das contas do Santander Totta nos primeiros nove meses do ano e, perante a insistência dos jornalistas, acrescentou que, no seu entender, "esta campanha está fora do mercado", face às taxas de juro que são atualmente praticadas neste tipo de produtos no mercado português.

E revelou ainda que, uma vez que o banco que lidera participa no Fundo de Resolução (acionista único do Novo Banco), "se sente preocupado" com esta questão específica, ainda que sublinhando que "a concorrência é sempre positiva".

"Se fazem uma campanha com uma taxa de remuneração tão elevada é porque precisam de reforçar a sua base de depósitos", concluiu o responsável.

O Novo Banco lançou recentemente uma campanha publicitária para promover o seu novo depósito a prazo, a três meses, em que paga juros entre os 1,75% e os 2,5%.

DN // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.