Associação Colher para Semear propõe cinema sobre agricultura e ruralidade

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 nov (Lusa) - Sete documentários sobre ruralidade e práticas agrícolas serão exibidos, entre sexta-feira e domingo, em Idanha-a-Nova no ciclo "Cinema com Terra", organizado pela Associação Colher Para Semear, foi hoje anunciado.

A associação propõe sete filmes que "debatem diversos e importantes aspectos da agricultura e da ruralidade no mundo contemporâneo", como "Abelhas e homens", do realizador suíço Markus Inhoof, sobre o desaparecimento de colónias de abelhas ao longo da última década e meia, e "Pierre Rabhi, em nome da terra", de Marie-Monique Dhelsing, sobre aquele agricultor e escritor francês, considerado pioneiro da agroecologia.

O ciclo incluirá ainda "O pão", curta-metragem de Luís Vintém sobre Manuel Maneira, um homem que trocou a enfermagem pela agricultura e pela arte de preparar e cozer o pão, e "Dióspiros vermelhos", de Shinsuke Ogawa, sobre a colheita, descasque, secagem e venda de uma variedade de dióspiros numa aldeia do norte rural do Japão.

"Cinema com terra" abrirá com "Pão que o diabo amassou", documentário do realizador luso-francês José Vieira, rodado entre 2010 e 2011 em Adsamo, uma aldeia da Beira Alta.

O ciclo de cinema acontecerá no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, concelho onde a Associação Colher Para Semear tem estado a fazer um levantamento de plantas cultivares, tal como já fez noutras localidades.

Este levantamento culminará na iniciativa "Ao Encontro da Semente", que acontecerá de 05 a 07 de dezembro na aldeia de Monsanto.

A Associação Colher para Semear tem vindo a fazer um levantamento de diversas sementes tradicionais para contrariar a perda de bidiversidade agrícola e evitar que algumas variedades desapareçam por completo.

Um dos objetivos da associação é "formar e incentivar os agricultores para a recolha anual das suas próprias sementes, assim como estimular a sua troca, assegurando-lhes uma independência e autonomia em termos de sementeiras".

SS/(FYP) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).