Protecção Civil alerta para mau tempo a partir de hoje

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 nov (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população na sequência das previsões do agravamento do estado do tempo nas regiões do norte e centro, com vento e chuva fortes.

Em comunicado, a ANPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, a partir do final do dia de hoje e até quinta-feira, um agravamento das condições meteorológicas nas regiões norte e centro.

Segundo a ANPC, o IPMA prevê períodos de chuva persistente e, por vezes, forte no território continental, em especial nas regiões do litoral norte e centro, vento forte e agitação marítima na costa ocidental, em especial a norte do cabo Raso com ondas de noroeste até 4,5 metros.

A Proteção Civil refere que o agravamento do estado do tempo pode provocar, entre outros efeitos, "dificuldades de escoamento dos sistemas de drenagem urbanos, nomeadamente durante os períodos de praia-mar, podendo haver inundações em locais historicamente mais vulneráveis".

Além disso, há a "possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de acumulação de águas pluviais por insuficiências dos sistemas de drenagem", além do piso rodoviário ficar escorregadio e uma eventual formação de lençóis de água.

A ANPC salienta que o impacto destes efeitos "pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados" e recomenda à população das zonas mais vulneráveis que tome medidas, como desobstruir sistemas de escoamento de águas, fixar estruturas soltas e ter uma condução cautelosa, não atravessando zonas inundadas e tendo especial atenção em áreas arborizadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou para laranja o aviso em sete distritos do norte de Portugal continental devido à chuva forte e persistente.

CMP //GC

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).