P.E.N. Clube anuncia finalistas dos Prémios de Poesia, Ensaio e Narrativa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 out (lusa) -- O P.E.N. Clube anunciou, em comunicado, os finalistas dos Prémios de Poesia, Ensaio e Narrativa, que serão conhecidos "em data a anunciar", altura em que também será revelado o distinguido com o Prémio Primeira Obra.

Para o Prémio P.E.N. de Poesia contam-se cinco finalistas: Fernando Echevarria com "Categorias e Outras Paisagens", Gastão Cruz, com "Fogo", Golgona Anghel, com "Como uma Flor de Plástico na Montra de um Talho", Luís Quintais, com "Depois da Música", e Pedro Tamen, com "Rua de Nenhures".

Os cinco finalistas para o Prémio P.E.N. Clube de Ensaio são: Diogo Ramada Curto, com a obra "Para que serve a História", Gonçalo M. Tavares, com "Atlas do corpo e da Imaginação", Isabel Morujão, com o livro "Por Detrás da Grade -- Poesia Conventual Feminina (sécs. XVI-XVIII)", João Constâncio, com "Arte e Niilismo, Nietzsche e o Enigma do Mundo", e João Madeira, autor da "História do PCP".

Na área da Narrativa, são finalistas os romances "Ara", de Ana Luísa Amaral, "Que importa a fúria do mar", de Ana Margarida de Carvalho, "As primeiras coisas", de Bruno Vieira Amaral, "A liberdade de pátio", de Mário de Carvalho, e "Armadilha", de Rui Nunes.

"Não há lista de finalistas do prémio Primeira Obra", afirma em comunicado o Pen Club.

Segundo o regulamento dos galardões, divulgado no portal da associação, "os prémios literários do P.E.N. Clube Português destinam-se a galardoar anualmente as melhores obras publicadas no ano anterior, em língua portuguesa e em 1.ª edição".

Estas distinções contam com o patrocínio da Direção-Geral do Livro, Bibliotecas e Arquivos, e têm, em cada uma das modalidades, o valor pecuniário de 5.000 euros.

Segundo o mesmo documento, "os prémios serão atribuídos e divulgados, salvo caso de força maior, até 31 de outubro de cada ano".

No ano passado, o Prémio P.E.N. Poesia distinguiu em ex-aequo as obras "A Terceira Miséria", de Hélia Correia, editada pela Relógio de Água, e "Cólofon", de Manuel de Freitas, publicada pela Fahrenheit 451.

O Prémio de Ensaio distinguiu também duas obras ex-aequo, "O Cinema na Poesia", de Rosa Maria Martelo, publicada pela Assírio & Alvim, e "Salazar e o Poder, a Arte de Saber Durar", do historiador Fernando Rosas, editada pela Tinta da China.

"Travessa d'Abençoada", de João Bouza da Costa, romance publicado pela Sextante Editora, venceu o Prémio P.E.N. Narrativa.

O Prémio P.E.N. Primeira Obra distinguiu "Groto Sato", de Raquel Nobre Guerra, editado pela Mariposa Azul.

O P.E.N. (Poetas, Ensaístas, Novelistas) Clube foi constituído legalmente em Portugal, em 1979, fazendo parte do P.E.N Club Internacional, que é a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo, criada em 1921, por autores ingleses.

O seu primeiro presidente foi John Galsworthy, Prémio Nobel da Literatura em 1932.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.