Mais de 100 entidades interessadas no Programa Mentores para Imigrantes

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 out (Lusa) -- Mais de 100 entidades públicas e privadas já manifestaram interesse em associar-se ao Programa Mentores para Imigrantes, informou o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), que hoje apresentará a iniciativa na Assembleia da República.

Na cerimónia de apresentação do programa, que pretende promover a integração dos estrangeiros em Portugal, serão assinados protocolos com "cerca de 40 autarquias e outras entidades", adianta o ACM, em informação enviada por escrito à Lusa.

Desenvolvido pelo ACM, em parceria com o Grupo de Responsabilidade e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), aquilo que começou por ser um projeto-piloto de voluntariado terá, a partir de agora, aplicação a nível nacional.

O ACM frisa que o projeto de mentoria assenta num "encontro entre as necessidades dos mentorados e os conhecimentos e características do mentor". As principais áreas de intervenção do programa serão: qualificação, procura de emprego e empreendedorismo; economia familiar; saúde; parentalidade e reagrupamento familiar; habitação; cidadania e participação; interculturalidade e direitos humanos; e tempos livres.

Assente numa rede voluntária de mentores (que podem inscrever-se em http://mentores.acm.gov.pt), o programa inclui na categoria de mentorados os "cidadãos imigrantes que precisam de apoio e acompanhamento para resolver uma ou mais necessidades específicas", especifica o ACM.

Em entrevista à Lusa, a 10 de setembro, o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, adiantou que os candidatos a mentores já ultrapassavam a centena, destacando que, com "custos reduzidos", pode fazer-se "toda a diferença", ao promover a corresponsabilização dos autóctones no processo de integração dos imigrantes.

Os 31 processos de mentoria que decorreram durante a fase-piloto do programa tiveram uma avaliação "muito positiva ou positiva", referiu o ACM, na informação enviada hoje. "Os cidadãos imigrantes reconhecem que melhoraram as suas condições e ganharam competências úteis para a sua vida pessoal e profissional", acrescentou.

O Programa de Mentores para Imigrantes é apresentado hoje, às 11h00, na Assembleia da República. Na sessão pública, estarão presentes, para além de Pedro Calado, o presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, deputado José Mendes Bota (PSD), o secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, e a presidente do GRACE, Paula Guimarães.

SBR // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.