Embaixador do Equador em Portugal ouvido no âmbito do incidente com Morales

| Política
Porto Canal / Agências

Quito, 19 jul (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador reuniu, na quinta-feira, com quatro diplomatas, incluindo o embaixador em Portugal, chamados para consultas no âmbito da recusa de acesso ao espaço aéreo do avião do Presidente da Bolívia, noticiou a EFE.

O Equador tinha convocado os seus embaixadores em Portugal, Espanha, França e Itália -- acusados de negar autorização para o avião de Evo Morales aterrar ou sobrevoar os seus espaços aéreos - para fornecerem "informação precisa" acerca do incidente, ocorrido a 2 de julho, no qual o mandatário ficou retido mais de 13 horas em Viena. Esta decisão deveu-se a suspeitas, não provadas, de que Edward Snowden estaria a bordo, denunciaram as autoridades bolivianas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Ricardo Patiño, reuniu na quinta-feira com o embaixador do Equador em França, Carlos Játiva, em Portugal, Diego Aulestia, em Espanha, Aminta Buenaño, e com a encarregada de negócios em Itália, Alba Coello, informou o Ministério em comunicado.

Segundo o organismo equatoriano, a chamada para consultas corresponde às decisões de "apoio e solidariedade" para com Evo Morales, adotadas pelos chefes de Estado do Mercosul a 12 de julho no Uruguai, durante uma cimeira do bloco sul-americano.

A nota reitera "a gravidade dos atos protagonizados pelos governos europeus, que puseram em risco a segurança e vida do mandatário boliviano".

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, contactou na terça-feira o seu homólogo boliviano para emitir uma "palavra de reparação" do Governo e admitir que o Presidente Evo Morales "pode ter razões de queixa" sobre os acontecimentos que decorreram no seu voo de Moscovo para La Paz.

Paulo Portas "tomou a iniciativa de falar com o seu colega boliviano, na passada terça-feira, oferecendo uma 'palavra de reparação' por parte do Governo português, como contributo de Portugal para superar a tensão entre os países Mercosul e os países da UE", refere hoje uma nota enviada à Lusa pelo porta-voz do ministro.

O comunicado sublinha ainda que, no decurso da conversa telefónica com o seu homólogo boliviano, David Choquehuanca, Paulo Portas considerou que a "palavra de reparação" era devida "porque o Presidente Morales pode ter razões de queixa quanto às situações criadas no espaço aéreo europeu aquando da sua viagem de Moscovo para La Paz".

FV (PCR) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.