Floresta e Outono ajudam a potenciar concelho de Vila Real

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 24 out (Lusa) -- A Câmara de Vila Real anunciou hoje as iniciativas "Mostra da floresta" e "Outono à mesa", a realizar em novembro para potenciar o setor florestal aliado à gastronomia, com destaque para os cogumelos, castanha ou a caça.

O presidente da autarquia, Rui Santos, salientou que o objetivo das iniciativas é "potenciar o melhor" que o município tem.

A "Mostra da floresta" e "Outono à mesa" são duas iniciativas inseridas nas comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, que decorrem este ano, e querem contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do concelho.

Assim, entre 07 e 09 de novembro decorre a "Mostra da floresta", que inclui a realização de um "mega magusto", na praça do município, com castanha produzida no vale da Campeã, no concelho de Vila Real, e a tradicional água-pé.

Depois há ainda lugar para uma montaria ao javali, iniciativa que visa potenciar a caça neste território, e que vai acabar com um leilão dos animais abatidos e o "javali no pote" para quem quiser provar.

Decorre ainda o primeiro "Encontro Micológico" do concelho, promovido pela recém-criada cooperativa Rupestris, sediada na incubadora de empresas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, um evento que inclui saídas de campo para identificação de cogumelos silvestres e um jantar temático.

Neste fim de semana realiza-se também uma exposição sobre a fileira, onde marcarão presença organização ligadas à floresta, como a UTAD que possui uma licenciatura em engenharia florestal, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da GNR de Vila Real.

Este é ainda o primeiro fim de semana para o "Outono à mesa", um festival de gastronomia que se vai repetir ao longo de novembro nos restaurantes aderentes.

Os restaurantes prepararam pratos onde destacam produtos da floresta, como as castanhas e os cogumelos silvestres. As ementas custam 10 euros.

Celeste Gonçalves, representante local da Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT), referiu que este evento pretende atrair mais visitantes a Vila Real e clientes aos restaurantes locais que, nesta altura, sentem "um grande decréscimo".

O "Outono à mesa" inclui, depois ao longo do mês, a realização do segundo festival "Reca d'Aleu", um prato que alia a carne de porco a outros produtos da região, como as castanhas, os cogumelos, a batata, os grelos e a maçã, e ainda o festival "Tripas aos molhos", um prato que é também exclusivo de Vila Real.

No final do mês, alguns dos restaurantes aderentes irão marcar presença na Feira de Artesanato e Gastronomia (FAG), promovida pela Associação Empresarial Nervir.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.