Paredes de Coura leva pela primeira vez o inglês, música e teatro ao pré-escolar

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes de Coura, 24 out (Lusa) - As alunos do pré-escolar de Paredes de Coura estão, pela primeira vez, a apreender inglês, música clássica e teatro num investimento de 25 mil euros suportado pela Câmara Municipal, revelou hoje à Lusa o autarca local.

Segundo Vítor Paulo Pereira, a medida - que o município "decidiu implementar este ano letivo, pela primeira vez e totalmente suportada pela autarquia - abrange todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar, quer da rede pública quer da privada, num total de 197 crianças dos três aos cinco anos".

"A introdução dessas áreas permitirá o acesso de todas as crianças do pré-escolar a aprendizagens e vivências que implicam deslocações e acarretam despesas apenas possíveis para a bolsa de alguns, poucos, agregados familiares", explicou.

O programa pretende "estimular nas crianças a capacidade de criar, imaginar, experimentar e errar, sem medo".

O ensino do inglês, música clássica e expressão dramática foi implementado em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e com os educadores de infância.

O programa, adiantou, "assenta no pressuposto de que quanto mais cedo a criança conviver com a música, com uma segunda língua ou com o teatro, mais facilmente se desenvolverá e incrementará as suas capacidades nas outras áreas do conhecimento".

"Acreditamos na arte como instrumento educativo e vamos investir com continuidade nesta área. Todos os meninos têm um enorme potencial criativo que temos de desenvolver e estimular e neste contexto a arte oferece um conjunto de experiências que permitem o sentido de criatividade e de iniciativa bem como fomentam a imaginação fértil, a inteligência emocional e a reflexão crítica que permitem que cada um deles seja mais livre, mais autónomo e mais confiante", sustentou.

Segundo aquele responsável as áreas da Educação e Cultura representam "uma aposta" de Paredes de Coura "assumindo valores que ultrapassam já um milhão e meio de euros".

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.