Abatido um dos autores de tiroteio no parlamento canadiano

| Mundo
Porto Canal / Agências

Otava, 22 out (Lusa) -- Um dos autores do tiroteio de hoje nas imediações e dentro do parlamento do Canadá, em Otava, foi abatido numa troca de tiros com a polícia em que morreu também um agente, noticiou a televisão pública canadiana CBC.

Também um deputado, Maurice Vellacott, relatou à agência de notícias francesa, AFP, que a segurança da Câmara dos Comuns disse a um dos seus assessores que um suspeito tinha sido morto dentro do parlamento.

A polícia está a tentar localizar entre um e três homens e um deles "está provavelmente" no telhado do parlamento, no centro da capital federal, indicaram agentes policiais.

O primeiro-ministro, Stephen Harper, foi retirado do edifício para um local não divulgado, indicaram fontes do seu gabinete.

O perímetro de segurança junto à sede do parlamento foi alargado, a universidade foi encerrada e a polícia pediu à população para se manter em casa ou, pelo menos, afastada do local.

O Langevin Block, residência oficial do primeiro-ministro, situada em frente ao Parliament Hill, do outro lado da rua, foi evacuado.

Antes de disparar entre 20 e 30 tiros dentro do parlamento, o homem, armado com uma caçadeira de canos serrados, alvejou um soldado canadiano de sentinela no Memorial Nacional da Guerra.

Os serviços de emergência acorreram ao local, sujeitaram o soldado ferido a manobras de reanimação cardiorrespiratória antes de o colocarem numa ambulância em direção ao hospital.

O incidente ocorreu apenas dois dias depois de dois soldados canadianos terem sido atropelados -- um deles mortalmente -- no Quebeque por um homem ligado aos 'jihadistas'.

ANC // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.