Fisco alerta para email fraudelento

Fisco alerta para email fraudelento
| País
Porto Canal

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) publicou um alerta de 'phising" no seu portal, sobre uma mensagem fraudulenta que está a circular em seu nome, com o objetivo de instalar software "malicioso", e que deve ser ignorada pelos contribuintes.

"A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento que está a circular uma mensagem fraudulenta que tem como assunto 'Autoridade Tributaria - Débitos'. Esta mensagem é falsa e deve ser ignorada", lê-se no aviso publicado no portal das Finanças.

A AT explica que o objetivo desta mensagem falsa é o de convencer o destinatário a carregar num 'link' para descarregar e instalar "software malicioso".

"Em caso algum se deverá carregar na ligação ['link'] ou autorizar qualquer transferência de ficheiro, pois o risco de comprometer o computador e os seus dados é elevado", acrescenta.

Os contribuintes devem suspeitar de 'links' e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas, adverte a AT, lembrando a necessidade de confirmar junto da fonte "sempre que seja pedida qualquer ação ou interação" através de mensagens eletrónicas ou sites da Internet.

"Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em 'links', nem descarregue ou abra ficheiros", adianta, lembrando os contribuintes que não devem fornecer ou divulgar as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças e que devem apagar as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).