Paquistanesa Malala Yousafzaï laureada com a medalha da liberdade

| Mundo
Porto Canal / Agências

Filadélfia, 22 out (Lusa) - Malala Yousafzaï, militante dos direitos da criança e a mais jovem laureada com o Nobel da Paz, recebeu na terça-feira um prémio entregue anualmente por uma instituição norte-americana e prometeu consagrar os 100.000 dólares auferidos à educação no Paquistão.

O National Constitution Center (NCC), museu de história situado em Filadélfia (Pensilvânia) distinguiu Malala pela "sua coragem e determinação perante a adversidade e por ter atuado como porta-voz daqueles cujos direitos e liberdades fundamentais foram violados", indicou o NCC.

No seu discurso, a jovem de 17 anos, que falava menos de duas semanas depois de ter recebido o Prémio Nobel da Paz, desejou que os 57 milhões de crianças que não vão à escola obtenham o direito à educação.

"Estou honrada por receber esta medalha", declarou.

"Ela encoraja-me a continuar a minha campanha pela educação e a lutar pelos direitos de todas as crianças", acrescentou, anunciando a sua intenção de destinar o dinheiro do prémio à educação no Paquistão.

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.