Barroso diz que deixa Comissão com a UE melhor preparada para futuras crises

Barroso diz que deixa Comissão com a UE melhor preparada para futuras crises
| Política
Porto Canal

O ainda presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considerou hoje que deixa o cargo com a União Europeia mais forte e melhor preparada para fazer face a novas crises, num discurso otimista perante o Parlamento Europeu.

Durão Barroso fez hoje o balanço do seu segundo mandato na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, naquele que foi um dos últimos discursos enquanto chefe do executivo comunitário e que terminou com Barroso precisamente a despedir-se em várias línguas: "Auf Wiedersehen, goodbye, au revoir, adeus".

Segundo Barroso, quando a crise eclodiu, a União Europeia e a zona euro não tinham instrumentos para ajudar os países, mas conseguiram criá-los entretanto, o que demonstra a capacidade de atuar, apesar do momento conturbado.

"Criámos um novo sistema de governação, foram dados poderes sem precedentes às instituições. A Comissão tem hoje mais poderes em termos governação do que antes, o Banco Central Europeu tem a supervisão dos bancos da zona euro", disse, considerando que isso seria quase impensável há cinco anos, quando assumiu o segundo mandato como presidente da Comissão Europeia.

Para reforçar esta ideia, Barroso recordou um episódio ocorrido após uma entrevista em que falou da necessidade de criar a União Bancária. "Recebi telefonemas de algumas capitais a perguntar porque falei disso se não estava nos tratados", afirmou.

Para Durão Barroso, esses progressos mostram como a Europa se soube adaptar e, garantiu, hoje está melhor preparada "do que antes para fazer face a crises". Aliás, confirmou, um dos trunfos foi ter conseguido fugir ao presságio de analistas que antecipavam a desintegração da Europa e a implosão da moeda única.

"Claro que ainda há muitas dificuldades, sim, mas não se esqueçam onde estivemos. Estivemos perto da bancarrota em alguns Estados-membros", disse Barroso perante os eurodeputados, num discurso que evitou temas como o problema do desemprego.

Sobre os desafios que agora se colocam, Barroso falou do crescimento, considerando que para isso é necessário reformas estruturais "mais ambiciosas" e investimento público e privado. Mas também disse que já antes da crise se falava em problemas de crescimento e de competitividade.

Neste discurso, Barroso voltou ainda 10 anos atrás para lembrar que, quando chegou pela primeira vez à Comissão Europeia, a União Europeia tinha 15 Estados-membros e que hoje são 28, o que considerou que mostra a "resiliência e força" do projeto europeu.

O ainda presidente da Comissão Europeia elegeu também o recebimento do Prémio Nobel da Paz em nome da União Europeia -- juntamente com os presidentes do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu -- como o momento mais emocionante destes 10 anos.

A Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker, que substituirá a 'Comissão Barroso', deverá assumir funções a 01 de novembro. Esta quarta-feira, os eurodeputados votam o novo colégio de comissários.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.