Homem acusado de atropelar mortalmente uma criança em Gaia foi absolvido

| Norte
Porto Canal com Lusa

O homem acusado de atropelar mortalmente uma criança de nove anos e de não lhe prestar ajuda, em dezembro de 2012, em Vila Nova de Gaia, foi hoje absolvido pelo tribunal local.

"Não ficou provado que era ele [arguido] que conduzia o carro, assim como nenhuma testemunha lhe atribuiu os factos", disse a juíza durante a leitura da decisão judicial.

A magistrada frisou não ter ficado provado que o veículo referido na acusação estivesse envolvido na acusação, até porque as testemunhas não conseguiram "nunca" dar referências da sua marca, modelo ou matrícula, frisando apenas que era "escuro".

A 14 de dezembro de 2012, pelas 07:30, uma criança de nove anos foi atropelada na passadeira, frente à porta da Escola EB 2/3 do Canidelo, em Vila Nova de Gaia, tendo morrido, uma hora depois, no hospital.

O condutor do carro pôs-se em fuga, não prestando auxílio à vítima mortal.

No decorrer da investigação, um homem de 27 anos foi acusado, após depoimento e identificação de uma testemunha no local, por homicídio por negligência e omissão de auxílio.

Posteriormente, em sede de audiência, a testemunha, na altura com 14 anos, referiu estar "confusa" e ter "muitas dúvidas" quanto ao autor do crime.

O arguido disse, ao longo do todo o processo, estar inocente e não ter circulado na zona do acidente nesse dia.

A mãe da criança, que a tinha ido levar à escola num táxi dado estar a chover intensamente, ouviu o embate e viu um carro em fuga, mas não identificou o condutor, nem as características do carro.

Na altura, a PSP também não conseguiu recolher vestígios do acidente devido às "péssimas condições meteorológicas".

A advogada da família da vítima, Ana Abreu da Costa, adiantou não saber se vai recorrer da sentença porque há falta de provas.

Por este motivo, a absolvição do arguido não a surpreendeu.

"Este desfecho era expectável e justo", afirmou o defensor do arguido.

Nélson Sousa lembrou que a acusação estava "muito mal feita".

Os pais da criança pediam uma indemnização superior a 150 mil euros, mas não foi concedida pela magistrada, dado os crimes imputados ao arguido não terem sido provados.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).