Encontro internacional em Coimbra vai debater uso de dados abertos

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 15 out (Lusa) -- Mais de uma centena de pessoas vão participar num encontro internacional, em Coimbra, na quinta e sexta-feira, para debaterem o conceito de dados abertos e os desafios que estes colocam aos organismos públicos.

Promovida pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), a reunião RAW Open Data ("Raising Awareness of Open Data" - aumentar a consciencialização para os dados abertos) vai analisar, com "especialistas internacionais" da área, "o que são dados abertos e quais os desafios que se vão colocar aos organismos públicos", referem os organizadores.

"As temáticas dos dados abertos e conhecimento apresentam-se como respostas estratégicas nos contextos económico e social da atualidade", sustentam os promotores da iniciativa, que pretende "consciencializar os organismos públicos e, em particular, as autarquias para a diretiva comunitária sobre Informação do Sector Público (PSI Directive, 2013)".

Aquela diretiva da União Europeia "será transposta para a legislação portuguesa e determinará a disponibilização de dados abertos não pessoais produzidos, armazenados ou recolhidos".

Além de dar a conhecer "o que são dados abertos" e quais as suas vantagens, o encontro deter-se-á em "casos de sucesso de plataformas tecnológicas" que possibilitam a disponibilização dos dados, que podem ser "usados livremente, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa, desde que seja explícita a proveniência".

No primeiro dia da reunião, quinta-feira, participam nos trabalhos o presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Paulo Neves, Irina Bolychevsky, da Open Knowledge Foundation, Martín Álvarez Espinar, da W3C Espanha, e Cristiana Sappa, do projecto LAPSI II Network, entre outros especialistas.

No dia 17, sexta-feira, terá lugar "uma 'hackathon' [maratona de programação], que vai permitir que os participantes produzam aplicações com recurso a dados abertos, entre os quais se encontram dados da Universidade de Coimbra", que contribuíram para a sua classificação como Património Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O RAW Open Data realiza-se no âmbito do CITEK e do Transcreativa, dois projetos europeus que se propõem a dar visibilidade à temática dos dados abertos.

JEF // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.