Lousada investe 9,5 milhões em sete centros escolares

| Norte
Porto Canal / Agências

Lousada, 15 out (Lusa) - A Câmara de Lousada está a investir cerca 9,5 milhões de euros na construção ou remodelação de centros escolares, em várias freguesias, disse hoje à Lusa o presidente Pedro Machado.

De acordo com o autarca socialista, decorrem obras nos equipamentos previstos para Caíde de Rei, Meinedo, Lodares, Nespereira, Casais, Cristelos e Sousela.

Cinco das empreitadas (Caíde, Lodares, Nespereira, Casais e Sousela) reportam-se à construção de novos edifícios.

As restantes intervenções (Cristelos e Meinedo) são ampliações ou remodelações.

Pedro Machado sublinha a importância destes investimentos, mas lamenta que tenham sido atrasados pelo Governo quando decidiu reprogramar os fundos comunitários.

Apesar de o município ter conseguido garantir os meios financeiros, o atraso vai obrigar a acelerar as obras, para garantir que estejam concluídas em junho de 2015 e assim cumprir a programação imposta pelos fundos europeus.

"É uma limitação temporal grande, mas vamos conseguir cumprir os prazos", previu.

O concelho de Lousada, de acordo com Pedro Machado, é o concelho mais jovem de Portugal Continental, apresentando, por isso, um número elevado de crianças em idade escolar.

O presidente da câmara acredita que a dimensão dos equipamentos corresponde às necessidades atuais do concelho.

Os novos centros escolares vão receber cerca de 950 alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, dispondo de salas de apoio, refeitório, polivalente e biblioteca.

Os encargos das empreitadas são suportados em 85% por fundos da União Europeia, cabendo à câmara suportar 15% do investimento.

"É, de facto, um investimento muito significativo, mas o financiamento está devidamente assegurado", assinalou, sublinhando que as intervenções terminam o projeto global de remodelação do parque escolar, ao nível do primeiro ciclo, traçado há alguns anos pelo município.

O presidente da câmara e os vereadores da Educação e das Obras Municipais visitaram, na quarta-feira, as empreitadas em curso para fazerem a avaliação dos trabalhos.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.