Horta comunitária em Ermesinde gera discussão entre junta e câmara de Valongo

| Norte
Porto Canal / Agências

Valongo, 10 out (Lusa) - A criação de uma horta comunitária junto à escola das Saibreiras, Ermesinde, concelho de Valongo, está a gerar "mal-estar" junto da comunidade, garantiu hoje o presidente da junta de freguesia, enquanto A câmara garante estar a "dar resposta a pedidos".

Em causa está a utilização de um terreno contíguo à EB1 das Saibreiras que até aqui acolhia um parque público mas onde a câmara de Valongo decidiu instalar uma horta biológica comunitária, dando continuidade a um projeto que está a desenvolver em parceria com a LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto).

Em declarações à Lusa, o presidente da junta de freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, garantiu que este projeto está a causar "mal-estar" junto da população vizinha do espaço, acusando a autarquia de estar a "destruir um bem público sem necessidade".

Na quinta-feira, em reunião de câmara pública, também o vereador eleito pela coligação PSD/PPM, João Paulo Baltazar, numa intervenção sobre este tema feita no período antes da ordem do dia, disse saber que tanto vizinhos do espaço como a Associação de Pais da Escola das Saibreiras põem em causa este projeto, pedindo esclarecimento ao executivo socialista que lidera a autarquia.

Em resposta, o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, garantiu que a LIPOR "deu um parecer muito positivo sobre a localização desta nova horta biológica", acrescentando estar com o projeto a dar "resposta a muitos pedidos de pessoas de Ermesinde que querem ter um talhão" naquela freguesia.

"Temos uma pressão muito grande. Há muitas pessoas de Ermesinde que se inscreveram neste projeto e que tiveram de vir para a horta de Valongo [em 29 de março foi inaugurada a Horta Biológica Ponte da Presa que se localiza no centro do concelho] mas gostariam de estar em Ermesinde", disse José Manuel Ribeiro.

Esta justificação não convence, no entanto, o presidente da junta, com Luís Ramalho a confirmar a existência de uma lista de espera de moradores de Ermesinde mas a garantir que projeto idêntico da sua autarquia local "servia para as necessidades".

"A junta fez uma já, também em parceria com a LIPOR, e está previsto fazer outra na freguesia. A que estamos a planear fica na esquina contrária ao local onde a câmara decidiu agora que vai fazer a sua horta. Não faz sentido", disse Luís Ramalho garantindo que o projeto por si liderado é do conhecimento da autarquia presidida por José Manuel Ribeiro.

Luís Ramalho explicou que o terreno onde a junta quer instalar a segunda horta da freguesia é privado mas foi cedido a "título gratuito" pelo proprietário, que preferiu esta cedência para evitar ter "um espaço abandonado" que constitui perigo em época de incêndios.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.