Nobel da Literatura 2014 distingue francês Patrick Modiano

Nobel da Literatura 2014 distingue francês Patrick Modiano
| Mundo
Porto Canal / Agências

O escritor francês Patrick Modiano é o galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2014, foi hoje anunciado pelo Comité do Nobel.

"Através da arte da memória, ele evocou os mais inapreensíveis destinos da Humanidade", afirmou hoje o secretário permanente do Comité do Nobel, Peter Englund, ao anunciar o nome de Patrick Modiano.

Modiano, de 69 anos, recebeu já alguns dos mais importantes galardões franceses como o Prémio Goncourt em 1978, o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, em 1972, e o Grande Prémio Nacional das Letras de França, em 1996.

Patrick Modiano, o 15.ª autor francês distinguido com o Nobel da Literatura, é considerado um mestre da literatura francesa contemporânea.

Autor de mais de 30 títulos, muitos marcados pela experiência da II Guerra Mundial e as sequelas da ocupação nazi, tem publicados em Portugal "A Rua das Lojas Escuras", pela Relógio d'Água, em 1987, "Domingos de Agosto", pelas Publicações Dom Quixote, em 1988, "Um Circo que Passa", também pela Dom Quixote, em 1994, "Dora Bruder", pelas Edições Asa, em 1998, e "No Café da Juventude Perdida", também pela ASA, em 2009.

O galardão será entregue numa cerimónia em Estocolmo, a 10 de dezembro, dia do aniversário do industrial Alfred Nobel, que instituiu o galardão.

O ano passado a vencedora foi a canadiana Alice Munro.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.