Arte & Ofício reúnem-se para concerto único na Casa da Música, no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 08 out (Lusa) - A banda portuguesa Arte & Ofício, referência do rock progressivo na década de 70, vai juntar-se para um concerto único, dia 30, na Casa da Música, no Porto, momento que ficará gravado em disco.

Mais de 30 anos após o fim do grupo, subirão ao palco os três elementos sobreviventes da sua fundação, António Garcez, Sérgio Castro e Álvaro Azevedo (Sérgio Cordeiro e Juca Rocha já faleceram), que irão recriar de forma efémera um projeto por onde passaram ainda os pianistas António Pinho Vargas, André Sarbib e Jorge Filipe Santos.

O trio referido terá a companhia de Fernando Nascimento e Jorge Filipe, músicos que também passaram pela banda antes da sua paragem, motivada pelo empenho dos seus vários elementos em projetos paralelos, como os Psico, Trabalhadores do Comércio e Pop Five Music Inc.

O momento será registado em disco, já que, segundo a assessoria da banda, as gravações mestras ter-se-ão perdido irremediavelmente, facto que, por exemplo, torna os poucos exemplares existentes, ainda em registo vinil, autênticas peças de museologia, à venda na internet por muitas centenas de euros.

Os Arte & Ofício estrearam-se em 1975 e duraram até maio de 1983, tendo editado dois longa-duração (lp), "Faces" (1979) e "Danza" (1982), além de uma série considerável de "singles", iniciada com o lançamento de "Festival/Let Yourself Be" (1977).

Referência da música progressiva e do jazz-rock português, os Arte & Ofício atuaram, nos últimos anos da década de 70, como banda suporte nos concertos dos Can, Joe Jackson e The Stranglers nas suas passagens por Portugal, o que mereceu, na altura, referências elogiosas nas revistas britânicas Melody Maker e Billboard.

Para a história fica ainda o facto de ter sido a primeira banda de rock a fazer uma digressão por todo o continente, com concertos quase consecutivos entre junho e julho de 1979.

AAB // JGJ

Lusa/Fim.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.