Estarreja já eliminou barreiras à mobilidade em 30% do seu território

| Norte
Porto Canal / Agências

Estarreja, 15 jul (Lusa) - O centro da cidade de Estarreja e os centros físicos das freguesias cumprem "as regras de mobilidade para todos", sendo 30% do seu território acessível, revela o diagnóstico do projeto "Rampa", hoje divulgado pela autarquia.

"Estarreja, passo a passo, encetou o desígnio de se tornar um Município Acessível para Todos, e hoje 30% do território em análise cumpre as regras da mobilidade para todos. O estudo agora realizado, que contemplou uma área de 1,3 milhões de metros quadrados, conclui que 30% dos problemas estão resolvidos, sendo uma média muito superior ao que vemos no país inteiro", explicou Diamantino Sabina, vereador do Urbanismo, Proteção Civil, Segurança e Trânsito.

Com 30% do território acessível, (média nacional inferior a 10%), Estarreja "posiciona-se na frente dos municípios portugueses a trabalhar as práticas pioneiras em Portugal e as políticas em matéria de acessibilidade, com o objetivo de promover um Território para Todos".

A afirmação foi feita por Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade no ato de encerramento do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade de Estarreja, fruto da candidatura ao Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade (programa Rampa).

"Estarreja tem feito sempre parte da primeira geração de municípios portugueses a trabalhar as políticas do planeamento das acessibilidades", disse Paula Teles, na apresentação do diagnóstico ao município de Estarreja.

O diagnóstico incidiu em cinco áreas distintas: espaços públicos, edifícios, transportes, comunicação e info acessibilidade.

Estarreja foi município fundador da Rede Nacional de Cidades e Vilas, que exibe os galardões das bandeiras de prata (2007) e ouro (2009) da mobilidade, atribuídas pela Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA).

Em 2005 aprovou o Regulamento Municipal para a Promoção da Mobilidade, elaborado na altura por uma equipa interna multidisciplinar, que envolveu o executivo e os serviços de Planeamento e Urbanismo, Obras Particulares, Equipamentos e Vias, Obras Municipais, Administrativo e Jurídico e Serviços Urbanos.

Segundo Diamantino Sabina, o executivo municipal vai estar atento ao próximo quadro comunitário e aos mecanismos para concorrer a fundos, "de forma a conseguir financiamento para as ações retificativas" ainda necessárias, garantindo que as soluções apresentadas "não vão ficar apenas no papel".

MSO // JGJ

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.