Prestações de apoio ao desemprego deixaram de fora mais de 406 mil desempregados em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 out (Lusa) -- O Estado português atribuiu cerca de 318 mil prestações de desemprego em agosto, deixando sem estes apoios mais de 406 mil desempregados, segundo dados divulgados hoje pela Segurança Social.

De acordo com os últimos números disponibilizados na página da Segurança Social (www.seg-social.pt), em agosto existiam 318.333 beneficiários de prestações de desemprego, menos 4.732 indivíduos face a julho, e o equivalente a 43% do último número total de desempregados contabilizados pelo Eurostat.

Os últimos dados divulgados pelo Eurostat contabilizavam, em agosto de 2014, um total de 725 mil desempregados, com a taxa de desemprego a situar-se nos 14%.

Os números da Segurança Social incluem o subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego inicial, subsídio social de desemprego subsequente e prolongamento do subsídio social de desemprego, prestações que atingiram em agosto o valor médio de 465,95 euros, face aos 481,94 euros observados um ano antes.

O Porto é o distrito cujo número de beneficiários com prestações de desemprego foi o mais elevado em agosto último, tendo sido atribuídos subsídios a 71.363 desempregados.

Seguem-se os distritos de Lisboa (64.778), de Setúbal (28.404) e de Braga (27.092).

Do total de 318.741 beneficiários, 163.033 são homens e 155.708 são mulheres, de acordo com os dados publicados no 'site' da Segurança Social.

Segundo os dados divulgados a 30 de setembro pelo Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal ficou nos 14% em agosto, o mesmo valor registado em julho, enquanto em termos homólogos cedeu 2,1 pontos percentuais, a segunda maior queda da União Europeia.

A taxa de desemprego de 14% em agosto compara com os 16,1% registados há um ano atrás e uma manutenção face aos também 14% de julho deste ano, quando tinha caído ligeiramente em relação aos 14,1% de junho. O desemprego jovem registou uma ligeira subida.

SMS (IM)// VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.