Bruxelas propõe redução significativa da pesca de goraz nas águas portuguesas

| País
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 03 out (Lusa) -- A Comissão Europeia apresentou hoje as propostas de possibilidades de pesca de peixes de profundidade do Atlântico Nordeste para 2015-2016, sendo o corte mais significativo aquele relativo ao goraz nas águas portuguesas, que chega a superar os 60%.

De acordo com o executivo comunitário, "em relação a um certo número de unidades populacionais, existem poucos dados e uma abordagem de precaução implica cortes significativos para as proteger", sendo esse em especial "o caso do goraz nas zonas a oeste de Portugal e à volta dos Açores".

"Os pareceres científicos relativos à zona oeste de Portugal apelam mesmo à elaboração de um plano de recuperação", aponta a Comissão, que propõe então, face a 2014, reduções de 62% nos totais admissíveis de capturas (TAC) de goraz nas águas da costa continental portuguesa e de 34% ao largo dos Açores em 2015, e nova redução da mesma ordem no ano seguinte.

Esta proposta significa então que, para 2015, e face a 2014, Bruxelas propõe uma redução das possibilidades de pesca de goraz de 780 toneladas para 300 toneladas na costa portuguesa, e de 920 para 610 toneladas nas águas dos Açores, passando as TAC em 2016 para 115 toneladas e 400 toneladas, respetivamente.

No conjunto das propostas referentes a todas as espécies no Atlântico Nordeste, e "respeitando os pareceres científicos, a Comissão propõe o aumento dos totais admissíveis de capturas para quatro unidades populacionais, a sua diminuição para nove unidades populacionais e a manutenção do nível atual para cinco unidades populacionais, em relação a 2014".

No caso das quatro unidades populacionais, indica Bruxelas, principalmente tubarões de profundidade, a proposta não contém ainda um número, porque os pareceres científicos apenas serão entregues no final deste mês.

ACC // MSF

Lusa/fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).