Turismo está viver ano "bom" mas precisa de mais "anos bons"

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 26 set (Lusa) - O secretário de Estado do Turismo defendeu hoje, no Porto, que o setor "está a viver um ano muito bom", mas precisa de muitos mais bons anos para voltar "a ter os níveis de sustentabilidade" que as "empresas precisam".

O governante começou por apontar que "este ano os turistas estrangeiros deixaram em Portugal 25 milhões de euros por dia", garantindo que "nunca tantos turistas deixaram tanto dinheiro por dia nos primeiros sete meses do ano", mas admitiu "concordar com a Confederação do Turismo quando esta "diz que temos de continuar a trabalhar para continuar a crescer".

"O turismo está a viver um ano muito bom, depois de um ano muito bom, mas precisa de mais anos muito bons como este para voltarmos a ter os níveis de sustentabilidade empresarial que as nossas empresas precisam", disse Adolfo Mesquita Nunes.

O secretário de Estado, que falava na abertura da sessão de apresentação da Estratégia de Turismo para 2015 que hoje está a decorrer no Porto, vincou que foi criada uma "estratégia que não existia de marketing digital" para acompanhar os turistas que "andam pela Internet a sonhar, a planear e a partilhar as suas viagens".

Segundo Mesquita Nunes, em 2012 apenas 2% do orçamento do turismo estava no 'online', espaço que o governante apelidou de "local onde quase tudo se decide": "Todas as grandes marcas do mundo estão a apostar no marketing digital e a abandonar velhas técnicas de promoção. Nós não podíamos continuar fora disso", afirmou.

Na sessão, que também serve para marcar as comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo que se assinalam sábado, Mesquita Nunes procurou sublinhar que 2013 foi um ano "recorde".

PYT/TDI // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.