Gaia reduz passivo em 20% ao ano

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 jul (Lusa) -- A Câmara de Gaia está a conseguir reduzir o seu passivo em 20% ao ano, recuando em 70 milhões nos últimos quatro anos, explicou o diretor financeiro da autarquia depois de publicado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011/2012.

"Estamos numa espiral de redução do passivo", afirmou à Lusa Carlos Pinto, diretor financeiro da Câmara Municipal de Gaia, depois de apresentado o anuário que coloca Gaia na lista dos municípios que mais conseguiram diminuir o seu passivo elegível.

Segundo o mesmo estudo, Gaia foi mesmo um dos municípios com menor endividamento líquido no final de 2012, ainda que fosse um dos municípios com maior volume de compromissos por pagar (79,3 milhões de euros).

Carlos Pinto lembrou que a câmara de Gaia "teve um 'boom' de investimento na habitação social e vias rodoviárias até 2008/2009", tendo apresentado "candidaturas de 120 milhões de euros a fundos comunitários".

"De todos este investimento, só temos de liquidar 15 a 29%", referiu o responsável segundo o qual "Gaia foi o município do país que mais fundos comunitários conseguiu".

Acrescentou ainda que Gaia é uma "câmara bem estruturada" e com "poucas despesas fixas".

LIL/(RCS) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.