Novo quartel dos bombeiros de Cinfães pronto em Junho de 2015

| País
Porto Canal / Agências

Cinfães, 24 set (Lusa) -- O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Cinfães, orçado em 1.099.382 euros e que era desejado há mais de uma década, deverá estar concluído até junho de 2015, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.

A obra, que já arrancou em Cruz de Bouças, terá um financiamento comunitário de 85%, cabendo à Câmara de Cinfães pagar os restantes 15%, ou seja, cerca de 150 mil euros.

O presidente da autarquia, Armando Mourisco, explicou que esta obra era fundamental, atendendo às más condições do atual quartel, que tem "largas dezenas de anos".

"O quartel está situado no centro da vila, tem muito más condições de saída das viaturas e muito pouco espaço. Sobretudo no verão não tinha as mínimas condições administrativas e operacionais" para os 120 elementos da corporação, realçou.

Depois de ultrapassados alguns obstáculos, a obra foi adjudicada e será financiada no âmbito da candidatura apresentada no Domínio de Intervenção - Prevenção e Gestão de Riscos do Eixo II, do Programa Operacional Temático de Valorização do Território.

Armando Mourisco lembrou que tinha havido um indeferimento relativo à comparticipação comunitária, "por falta de maturidade do projeto, ou seja, porque uma das cláusulas da candidatura referia que a obra já teria de estar adjudicada e isso não tinha acontecido".

Em novembro, pouco tempo depois de ter tomado posse na Câmara, Armando Mourisco, acompanhado do comandante e do presidente da direção dos bombeiros de Cinfães, deslocou-se a Lisboa, tendo então sido dados os primeiros passos para desbloquear a situação.

"Foi fundamental a vontade do ministro (da Administração Interna) em tentar ultrapassar o problema. Foi aberto um novo concurso para apresentação de candidaturas destinadas a três corporações que tinham sido excluídas", recordou.

Segundo o autarca socialista, a Câmara comprometeu-se a cumprir o prazo da obra e assumiu os 15% do valor da obra que não estavam abrangidos pelo financiamento comunitário, por considerar que se trata de "um investimento fundamental para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento do trabalho" dos bombeiros.

Armando Mourisco já convidou o ministro da Administração Interna a deslocar-se a Cinfães para visitar os trabalhos em curso, o que deverá acontecer em outubro.

Na sua opinião, este processo provou que "o trabalho em parceria traz bons resultados".

O município também já fez o acesso ao futuro quartel (a Rua dos Bombeiros), um investimento de 127 mil euros que ficou concluído no final de agosto.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.