Câmara de Vila Verde já ofereceu "vacina da meningite" a 600 crianças

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 23 set (Lusa) - A Câmara de Vila Verde já ofereceu a vacina Prevenar 13, que ajuda a prevenir doenças como meningite e pneumonia, a 600 crianças do concelho, desde que há um ano arrancou com aquele programa de vacinação gratuita, informou hoje fonte municipal.

A poupança para a família, por cada criança vacinada, é superior a 250 euros.

Destinada a crianças desde as seis semanas até aos cinco anos de idade, a Prevenar 13 é uma vacina pneumocócica que ajuda ainda a proteger contra sinusites e otites médias.

Não está abrangida pelo Plano Nacional de Vacinação, mas o município de Vila Verde decidiu, há um ano, oferecê-la a todas as crianças do concelho.

"Não tem preço tudo o que conseguirmos fazer para prevenir doenças que afetam com frequência a população, em especial as nossas crianças e jovens", justificou o presidente da Câmara.

António Vilela sublinhou que o facto de já terem sido vacinadas 600 crianças confirma "a extrema utilidade e as significativas vantagens" do financiamento da aplicação da Prevenar 13 por parte do município.

"Este é um esforço considerável que está a ser feito para garantir o bem-estar e a saúde de todas crianças e releva igualmente a circunstância de, com a mesma, se estar a beneficiar principalmente os casais mais jovens", acrescentou, vincando que se trata também de um incentivo à natalidade.

Os utentes apenas têm de pedir uma receita aos médicos de família, com a qual levantam uma requisição na Câmara para irem a uma das farmácias do concelho adquirir a vacina a custo zero.

As doenças pneumocócicas matam quase um milhão de crianças por ano no mundo, 90 por cento das quais nos países em desenvolvimento.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Conserveira Centenária em Matosinhos dá lugar a empreendimento

A antiga fábrica de conservas “Varina”, em Matosinhos, situada junto ao Porto de Leixões, está a ser transformada num complexo residencial e comercial.

Moradores da Maia manifestam-se contra construção de tanatório e acusam Câmara de ilegalidades

Um grupo de moradores da zona do Xisto, em Vermoim, na cidade da Maia, está a contestar a construção de um tanatório naquela área, alegando que a Câmara está a violar o Plano Diretor Municipal (PDM), além de ignorar as preocupações da população. A obra, adjudicada em julho à empresa Servilusa, está prevista para uma área junto ao cemitério municipal, gerou grande controvérsia entre os residentes, que denunciam não ter sido consultados nem informados adequadamente sobre o projeto.

Filme de realizador do Norte premiado em festival de Sevilha

O filme “Sob a chama da candeia”, do realizador português André Gil Mata, foi premiado no Festival de Cinema Europeu de Sevilha, que termina este domingo nesta cidade espanhola.