Cavaco assinala disponibilidade dos partidos para conversações

Cavaco assinala disponibilidade dos partidos para conversações
| Política
Porto Canal

O Presidente da República assinalou hoje a disponibilidade manifestada por PSD, PS e CDS-PP para iniciarem as conversações sobre o "compromisso de salvação nacional", considerando que as negociações devem ser concluídas "num prazo muito curto".

"Os líderes dos referidos partidos manifestaram a disponibilidade para iniciarem, o mais brevemente possível, conversações com vista a um compromisso de salvação nacional que permita a conclusão, com sucesso, do Programa de Assistência Financeira e o regresso aos mercados, e que garanta a existência de condições de governabilidade, de sustentabilidade da dívida pública, de crescimento da economia e de criação de emprego", lê-se numa nota divulgada no 'site' da Presidência da República a propósito das audiências concedidas por Cavaco Silva na quinta-feira aos líderes do PSD, PS e CDS-PP.

Na nota, com três pontos, é ainda referido que o chefe de Estado "considera que as negociações entre os partidos devem ser concluídas num prazo muito curto".

Relativamente aos encontros que o Presidente da República manteve na quinta-feira com Pedro Passos Coelho, António José Seguro e Paulo Portas adianta-se que tiveram como objetivo "explicitar melhor os termos do compromisso de salvação nacional" proposto por Cavaco Silva e que o chefe de Estado considera ser "a melhor solução para os problemas nacionais, numa perspetiva imediata e de médio prazo".

"O Presidente da República transmitiu aos líderes partidários elementos adicionais que devem ser tidos em conta na definição em concreto dos termos do compromisso", lê-se na nota.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.