Emprego no Norte mantém crescimento no 2.º trimestre apesar de desaceleração

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 set (Lusa) -- O emprego na região Norte cresceu 0,9% no segundo trimestre em termos homólogos face a 2013, revelou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que realçou que as exportações aumentaram 8,5%.

No relatório trimestral Norte Conjuntura, a CCDR-N referiu que o emprego na região continuou a crescer, depois de um primeiro trimestre em que aumentou 1,5%, mas ressalvou que, em termos absolutos, "a expansão do emprego regional face ao período homólogo (+14 mil indivíduos) ficou muito aquém do recuo observado no desemprego (-44 mil desempregados)".

"A incidência do desemprego de longa duração continua a registar novos máximos históricos. No segundo trimestre, 72,4% dos desempregados da região do Norte estavam há mais de um ano à procura de emprego (valor que compara com 68,2% no trimestre anterior e com 65,6% no trimestre homólogo do ano passado). Quase metade (49,1%) do total, estavam mesmo desempregados há mais de dois anos", pode ler-se no documento, que aponta ainda para uma subida da taxa de desemprego jovem de 32,1% para 37,6%.

No que disse respeito ao nível salarial, a média mensal líquida dos trabalhadores por conta de outrem no Norte foi de 756 euros no segundo trimestre do ano, mais 2,6% do que no homólogo de 2013, "em virtude do aumento de 1,7% no salário médio nominal, acrescido por uma inflação negativa".

Já as exportações registaram uma subida de 8,5% entre abril e junho em comparação a igual período de 2013, explicado pela subida de 9% nas vendas para países comunitários.

"No segundo trimestre de 2014, o crescimento do valor total das exportações da região do Norte face ao período homólogo do ano anterior foi impulsionado sobretudo pela subida das exportações de combustíveis minerais, de caldeiras, máquinas e aparelhos mecânicos, de calçado, de vestuário de malha e seus acessórios e ainda de produtos da fileira automóvel", acrescentou ainda o documento.

Em relação ao rácio de crédito vencido das famílias, este aumentou para 4,5% no Norte, mantendo a tendência de crescimento recente.

TDI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.