Estado da Nação: PCP congratula-se com triunfo do povo sobre o Governo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jul (Lusa) - O secretário-geral do PCP elogiou hoje as diversas formas de luta "dos trabalhadores e do povo português" que fizeram o Governo chegar "derrotado e ultrapassado" ao debate sobre o 'estado da Nação', no parlamento.

"Apesar de terem um Governo, uma maioria, um Presidente, o capital amigo e motivador, nacional e estrangeiro, os centros de decisão europeus, a comunicação social e um exército de comentadores, como foi possível estarmos hoje perante governo derrotado?", afirmou Jerónimo de Sousa.

O líder comunista deu em seguida a sua explicação, argumentando que o executivo da maioria PSD/CDS-PP não contou "com os trabalhadores e o povo português, a sua luta, o seu descontentamento".

"A coragem foi desses portugueses, num quadro de chantagem, num quadro de desemprego, de aumento da exploração", elogiou, após falar de "demissões concretizadas e tentativas de deserção", referindo-se aos episódios protagonizados pelo anterior responsável pelas Finanças, Vítor Gaspar, e pelo líder democrata-cristão, Paulo Portas.

O primeiro-ministro respondeu que "uma parte do parlamento quer convencer os portugueses de que a redução da despesa é feita porque" o Governo deseja "impor sacrifícios às pessoas"

"Viveremos à medida das nossas possibilidades, mas estamos a fazer tudo para que essas possibilidades aumentem", disse Passos Coelho, defendendo que "as causas profundas da crise estão naquilo que obrigou Portugal a ter o memorando e não no memorando" e a ajuda externa aconteceu porque Portugal não se soube governar.

Para o líder do executivo, há "responsabilidade de muita gente" e "nenhuma das formações (políticas) está isenta de responsabilidades", acrescentando que o acordo com a 'troika', não sendo "um milagre, também não é uma agressão".

"O Presidente fez uma proposta para salvar a política de direita e não o país", criticou ainda Jerónimo de Sousa sobre o apelo ao entendimento entre PSD, PS e CDS-PP por parte de Cavaco Silva, classificando os próximos cortes na despesa anunciados (4,7 mil milhões de euros) como "um programa de terrorismo social" de um Governo "derrotado e ultrapassado".

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.