Passos empenhado num acordo com características propostas por Cavaco

Passos empenhado num acordo com características propostas por Cavaco
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro expressou hoje ao Presidente da República "o seu empenhamento em chegar a um acordo com as características que o chefe de Estado enunciou na quarta-feira", disse à Lusa fonte oficial do Governo.

O Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu hoje o primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, no Palácio de Belém, cerca das 18:00, depois de ter recebido o secretário-geral do PS, António José Seguro, e o presidente do CDS-PP, Paulo Portas.

Na quarta-feira, o Presidente da República fez uma comunicação ao país, na qual propôs um acordo de médio prazo entre a maioria PSD/CDS-PP e o PS que assegure o apoio às medidas necessárias à conclusão do programa de resgate a Portugal que esses três partidos subscreveram, prevista para junho de 2014, e o regresso ao financiamento do Estado português nos mercados no início desse ano.

Segundo o Presidente da República, o acordo entre PSD, PS e CDS-PP "terá de estabelecer o calendário mais adequado para a realização de eleições antecipadas" no pós-'troika', a partir de junho de 2014.

O chefe de Estado pretende ainda que esse acordo tripartido, a que chamou "compromisso de salvação nacional", inclua um comprometimento "entre os três partidos que assegure a governabilidade do país" após as próximas legislativas.

"Irei contactar de imediato os responsáveis dos partidos que subscreveram o memorando de entendimento para analisarmos a solução que proponho", declarou Cavaco Silva, numa comunicação ao país.

O Presidente da República não esclareceu o que fará PSD, CDS-PP e PS não alcancem esse acordo, afirmando apenas: "Sem a existência desse acordo, encontrar-se-ão naturalmente outras soluções no quadro do nosso sistema jurídico-constitucional".

"Nos termos da Constituição, como disse, existirão sempre soluções para a atual crise política", reiterou.

Esta comunicação de Cavaco Silva ao país foi feita na sequência de uma crise no executivo, que entretanto PSD e CDS-PP tinham dado por resolvida, através de um "entendimento político" para a continuidade do executivo, que Pedro Passos Coelho foi apresentar a Cavaco Silva, em Belém, na sexta-feira da semana passada.

As linhas gerais desse entendimento foram divulgadas por Pedro Passos Coelho, no sábado, num hotel de Lisboa.

Com Paulo Portas ao seu lado, o presidente do PSD declarou que ele assegurava a estabilidade do Governo até ao fim da legislatura, o cumprimento os compromissos externos de Portugal, reforçava o valor da política económica e tinha consequências na composição do Governo.

O primeiro-ministro adiantou ter proposto Paulo Portas para o cargo de vice-primeiro-ministro, e a manutenção de Maria Luís Albuquerque como ministra de Estado e das Finanças.

Na sua comunicação ao país desta quarta-feira, o Presidente da República não esclareceu o que pretende fazer quanto a essa proposta de remodelação governamental.

A crise no executivo PSD/CDS-PP envolveu um pedido de demissão do Governo do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, na terça-feira da semana passada, um dia depois de o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, se ter demitido.

Paulo Portas classificou a sua demissão de "irrevogável" e justificou-a com o facto de o primeiro-ministro ter optado pelo que considerou ser um "caminho de mera continuidade" nas Finanças, ao substituir Vítor Gaspar por Maria Luís Albuquerque, com a sua discordância, que referiu ter "atempadamente" comunicado.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.