Pena suspensa para homem que alvejou outro em café de Braga

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 11 jul (Lusa) - O Tribunal de Braga condenou hoje a três anos de prisão, com pena suspensa, um homem, de 69 anos, que em maio de 2011 alvejou outro, de 37, após uma discussão na esplanada de um café em Nogueiró, naquele concelho.

O arguido era acusado pelo Ministério Público de homicídio, na forma tentada, mas o tribunal considerou que ele apenas cometeu um crime de ofensa à integridade física qualificada, por não se ter feito prova de que tenha disparado com intenção de matar.

"Não vivemos no Far West, vivemos num país onde existem leis, onde as coisas não se resolvem de forma acintosa, que poderiam pôr em risco a vida de Paulo Jorge [vítima] e de outras pessoas que poderiam ser atingidas por uma bala perdida", advertiu o juiz.

Para a suspensão da pena, o tribunal teve em consideração a idade do arguido, a ausência de antecedentes criminais e a sua integração social e familiar.

O ofendido é irmão do presidente da SAD do Sporting de Braga, António Salvador.

Os factos remontam à noite de 19 de maio de 2011, quando arguido e vítima se desentenderam num café e começaram a discutir.

A vítima arremessou uma garrafa partida na direção do arguido, que respondeu com um tiro para o chão.

As coisas não ficaram por aí, tendo a vítima pegado num objeto contundente para agredir o arguido, que efetuou mais dois disparos, atingindo o membro superior direito do ofendido.

A pistola utilizada não estava registada, pelo que o arguido foi ainda condenado por detenção de arma proibida.

O arguido foi ainda condenado a indemnizar a vítima em 10 mil euros, por danos morais, e vai igualmente ter de pagar os prejuízos patrimoniais que o ofendido sofreu com a agressão.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.