Melhoria do clima económico é "muito importante" para a retoma - Pires de Lima

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 set (Lusa) -- A melhoria do indicador de clima económico em agosto foi hoje realçada pelo ministro da Economia, Pires de Lima, que assinalou que se trata do melhor valor dos últimos seis anos, destacando a sua importância na retoma económica.

"Queria dar nota da satisfação com que o Ministério da Economia vê, em primeiro lugar, a publicação do indicador de clima económico do mês de agosto. Melhor do que em julho, melhor do que em junho, e o melhor indicador nos últimos seis anos", afirmou aos jornalistas Pires de Lima.

"É um sinal de que um elemento muito importante nesta recuperação económica, a confiança, continua a reforçar-se, ainda que de uma forma muito gradual, num momento, que é sensível, da viragem da nossa economia", acrescentou, à margem de um encontro com responsáveis da Cisco, na sede da empresa em Oeiras.

O governante sublinhou que "outro indicador importante é o facto de, tendo sido conhecida aquela que é a evolução da balança de bens e serviços, acumulada ao mês de julho, se registar uma taxa de cobertura acumulada de 101,9%".

E sublinhou: "Ao contrário do que eu às vezes vejo publicado, Portugal não tem um défice comercial. Portugal acumula, no final de julho, um 'superavit' comercial quando são registadas todas as exportações e importações de bens e serviços".

O ministro frisou que "é claro que para isso muito contribui a evolução da balança de serviços, que no mês de julho foi de 240% -- por cada um euro de serviço que importa, Portugal exporta 2,40 euros -- e o facto de ter tido uma balança comercial de bens e serviços que é crescente. No mês de julho registou 106%".

Segundo Pires de Lima, "este é um indicador importante porque, muitas vezes, se tem posto em causa a bondade desta recuperação económica e ela continua a ser feita com a balança comercial positiva e com uma balança positiva das nossas transações correntes e de capital".

E concluiu: "As nossas contas externas continuam a ser ligeiramente positivas nestes primeiros sete meses de 2014".

Questionado sobre a desaceleração do indicador de atividade económica em julho, Pires de Lima considerou que se tratou de "uma redução muito marginal" e disse que prefere "valorizar" a evolução positiva do clima económico.

"Até porque a atividade económica acaba por resultar da evolução económica em termos de clima", justificou, apontando ainda para "a boa evolução do consumo privado".

O indicador de clima económico em Portugal aumentou em agosto para o valor mais elevado desde julho de 2008 e o indicador de atividade económica desacelerou em julho, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a síntese económica de conjuntura de agosto divulgada hoje pelo INE, o indicador de clima económico aumentou de 0,5% em julho para 0,6% em agosto, recuperando de "forma ténue" e "atingindo o valor mais elevado desde julho de 2008".

O indicador de atividade económica, por sua vez, desacelerou em julho (de 3,3% para 3,1%).

DN (SP/IYS) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.