Fábrica de Felgueiras onde fuga de gás intoxicou 13 pessoas volta a laborar às 14:00

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 17 set (Lusa) -- A fábrica de Felgueiras onde hoje houve uma fuga de gás que intoxicou 13 funcionários mas não causou danos no edifício vai voltar a laborar depois de almoço, revelou à Lusa fonte dos bombeiros locais.

Em declarações à agência Lusa, o segundo comandante dos Bombeiros de Felgueiras, Hugo Ribeiro, esclareceu que o acidente se deveu "a uma fuga de gás de uma garrafa de gás butano" e "não houve qualquer explosão".

"Quase se pode dizer que foi uma situação do tipo doméstico. O edifício não sofreu qualquer tipo de alteração e a fábrica vai voltar laborar a partir das 14:00. Depois do almoço regressa à normalidade", afirmou Hugo Ribeiro, o responsável das operações no local.

Da fuga de gás resultaram "13 vítimas", intoxicadas pela inalação daquela substância, das quais "oito foram transportadas para o hospital", quatro para o de Penafiel e outras tantas para o de Guimarães, acrescentou o 2.º Comandante dos Bombeiros de Felgueiras.

O responsável adiantou ainda que cinco trabalhadores intoxicados foram "assistidos no local".

A mesma fonte não soube precisar se os funcionários que precisaram de se deslocar ao hospital estavam mais próximos da botija de gás que registou a fuga.

"Não se sabe. Também há pessoas que são mais sensíveis", esclareceu.

Hugo Ribeiro indicou ainda que a situação não provocou grande sobressalto e que, à chegada dos bombeiros, "a empresa já tinha sido evacuada".

O segundo comandante referiu ainda que o problema mobilizou "seis viaturas e 14 elementos".

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) confirmou à Lusa que uma fuga de gás na linha de produção de uma fábrica em Felgueiras provocou hoje 13 vítimas, intoxicadas, das quais apenas oito foram transportadas ao hospital.

Segundo o CDOS, o acidente aconteceu pelas 10:09 desta manhã, na fábrica Triple Marfel, "na linha de produção" e afetou os trabalhadores da empresa. A mesma fonte indicou a existência de "13 vítimas intoxicadas", referindo que "cinco foram assistidas no local" e "oito transportadas ao hospital".

No local estavam ao fim da manhã os bombeiros locais, a GNR e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida , acrescentou o CDOS.

Anteriormente, o comandante dos bombeiros de Felgueiras tinha dito à Lusa que o acidente provocou 12 pessoas intoxicadas, todas assistidas no local.

ACG // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.