Taxa de Inflação da zona euro mantém-se nos 0,4% em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 17 set (Lusa) -- A taxa de inflação anual na zona euro manteve-se em 0,4% em agosto, o mesmo valor de julho, de acordo com o Eurostat, enquanto em Portugal os preços recuaram 0,1%.

O gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) revê, assim, em ligeira alta o valor da estimativa rápida, divulgada no fim de agosto, quando tinha dito que a taxa de inflação deveria ter ficado nos 0,3% em agosto.

Portugal está entre os países que em Agosto, segundo o Eurostat, registaram uma taxa de inflação negativa, com os preços a caírem 0,1%.

Para o total da UE, a taxa de inflação anual fixou-se nos 0,5%, também inalterada face a julho.

Além de Portugal, os países com taxas de inflação negativas mais elevadas em agosto foram Bulgária (-1,0%), Espanha (0,5%), Estónia, Grécia, Itália e Eslováquia (todos com -0,2%) e Polónia (com o mesmo valor de Portugal, -0,1%).

As maiores taxas de inflação anuais foram registadas na Áustria e no Reino Unido (ambos com 1,5%), Roménia (1,3%) e Finlândia (1,2%).

Por setores, contribuíram para uma subida dos preços na zona euro sobretudo os restaurantes e cafés (com um impacto de +0,08 pontos percentuais), as rendas (+0,07 pontos percentuais) e a manutenção de veículos (+0,05 pontos), enquanto os combustíveis para transportes (-0,17), frutas (-0,12) e telecomunicações (-0,11 p.p. cada) tiveram os principais impactos em baixa.

A taxa de inflação anual mede a variação do nível de preços entre um mês e o mesmo mês do ano anterior.

Quanto à variação da inflação entre julho e agosto, esta foi de 0,1% tanto para os 18 países do euro como para o total dos 28 da UE.

IM // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.