Ébola: Barack Obama apela a uma acção mais rápida no combate à epidemia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atlanta, 16 set (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Barack Obama, apelou hoje a uma "ação rápida" perante a epidemia de Ébola para evitar que "centenas de milhares" de pessoas sejam infetadas pelo vírus, que já fez mais de 2.400 mortos na África Ocidental.

"É uma ameaça potencial para a segurança mundial", advertiu Obama, em Atlanta, apresentando as linhas do plano de ação norte-americano para combater a doença, durante uma visita ao Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

"O mundo tem a responsabilidade de fazer mais", insistiu, afirmando que os Estados Unidos estão prontos para assumir um papel de liderança diante de uma epidemia que cresce de forma exponencial.

O Presidente, que evocou uma ação "similar" à resposta norte-americana ao sismo no Haiti em 2010, mencionou a criação de um centro de comando militar na Libéria para apoiar os esforços de toda a região.

Obama anunciou ainda a criação de uma ponte aérea "para enviar equipas médicas e material o mais rápido possível para a África Ocidental", bem como uma base intermediária no Senegal "para ajudar na distribuição da ajuda no terreno mais rapidamente".

Segundo um responsável, este plano irá traduzir-se no envio de cerca de três mil militares norte-americanos para a África Ocidental para participar na construção de novos centros de tratamento, oferecer ajuda logística e assegurar formação para profissionais de saúde.

A maior parte dos esforços norte-americanos serão concentrados na Libéria, um dos três países mais atingidos pelo vírus, além de Serra Leoa e Guiné-Conacri.

CSR // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.