Associação Aldeias de Mondim reforça apoio a idosos com obras de 2ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 16 set (Lusa) -- A Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim de Basto apresenta no domingo um projeto de dois milhões de euros, para ampliação de instalações e construção de lar, com vista ao reforço do apoio aos idosos.

A associação celebra no domingo o 5.º aniversário, em Vilarinho, concelho de Mondim de Basto, com um dia de festa dedicado à comunidade, que será aproveitado para apresentar a obra feita e os novos projetos.

José Lopes, da direção da instituição, disse hoje à agência Lusa que a associação, que nasceu com o apoio do Conselho Diretivo de Vilarinho, possui um centro de convívio com 25 utentes e presta ainda apoio domiciliário a 40 pessoas, com serviço de refeições, lavandaria e limpeza da habitação.

Porque serve uma população muito idosa e carenciada, a instituição presta fornece ainda serviço de enfermagem, que faz rastreios e ajuda nos tratamentos.

O objetivo, segundo o responsável, é crescer e reforçar o apoio a esta comunidade envelhecida, pelo que se está a preparar um projeto que representa um investimento "de cerca de dois milhões de euros" e será repartido em duas fases.

José Lopes explicou que, numa primeira fase, se pretende ampliar as instalações a nível do refeitório, cozinha, lavandaria e armazém, criando ainda um espaço para um gabinete médico e acolhimento temporário de utentes que precisem de acompanhamento.

Numa segunda fase será construído um lar com capacidade para 40 utentes.

O responsável referiu que o projeto será alvo de uma candidatura a fundos comunitários e será também feito com recurso a fundos próprios.

A instituição possui acordos com a Segurança Social e os utentes pagam, dependendo da sua capacidade financeira, uma mensalidade que vai dos 15 aos 90 euros.

A construção do atual centro e a constituição da Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim de Basto teve um forte apoio do Conselho Diretivo de Vilarinho, que canalizou para este projeto parte das receitas provenientes dos baldios.

Este baldio possui à volta de 700 hectares e as receitas provêm das rendas de três pedreiras e venda de material lenhoso.

José Lopes referiu que o conselho diretivo deu o terreno e ainda 230 mil euros para a ajuda da construção do centro.

Os projetos futuros serão construídos também em terrenos doados pela comunidade baldia, nos quais será ainda implementado um projeto paisagístico.

O responsável salientou que "toda esta obra" só é possível por causa de uma "gestão rigorosa" dos "fracos recursos".

No domingo, haverá um almoço para toda a comunidade e ao longo do dia decorrerão diversas atividades como provas de atletismo e jogos tradicionais.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.