Salários devem ser definidos por cada empresa - Soares dos Santos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 set (Lusa) -- O antigo presidente da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, desvalorizou hoje as negociações em concertação social para aumento do salário mínimo nacional, defendendo que deve ser cada empresa a definir o montante de ordenado.

"Cada companhia deve pagar de acordo com o que pode", disse hoje o empresário em Carcavelos, Cascais, na apresentação da nova School of Business and Economics, que vai contar com o apoio da Jerónimo Martins.

Soares dos Santos disse também que "não acredita" nos acordos para aumento do salário mínimo, que têm estado a ser negociados no âmbito da concertação social.

Mas o empresário ressalvou a importância de salários justos em Portugal: "não há ninguém que trabalhe com gosto a ganhar pouco".

Soares dos Santos defendeu a importância do papel dos sindicatos para evitar ou impedir o pagamento de salários muito baixos.

O ex-presidente da Jerónimo Martins criticou ainda a "elevada" carga fiscal sobre os salários.

Sobre o Novo Banco, que o Governo pretende vender até ao próximo verão depois da mudança de administração conhecida no domingo, o empresário disse não querer comentar por "não ter conhecimento de nada", mas disse que os problemas da instituição tem "impacto" na economia e já são sentidos pelos empresários em dificuldades para obter crédito.

Soares dos Santos lamentou ainda a perda de um banco como o BES.

VP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.