National Geographic distingue grafismo da Rota do Românico com prémio anual

| Norte
Porto Canal / Agências

Lousada, 15 set (Lusa) - A organização internacional National Geographic Society atribuiu à Rota do Românico do Tâmega e Sousa um prémio pelo desenvolvimento gráfico de um mapa e um guia do território.

Fonte da Rota do Românico revelou hoje que o galardão reporta-se a um trabalho publicado, em agosto de 2013, na versão portuguesa da revista daquela organização internacional.

O prémio foi entregue numa gala anual realizada nos Estados Unidos da América.

O mapa e suplemento da Rota do Românico foram premiados na categoria "melhor grafismo".

Segundo a fonte, "o júri sublinhou a inovação do projeto, a qualidade da ilustração e a limpeza do conceito, capaz de explicar, mesmo a quem não domina a língua portuguesa, o tema do trabalho".

O mapa apresenta, num dos lados, uma ilustração com as diversas fases de construção de uma igreja românica e a riqueza dos elementos da arquitetura românica.

No outro lado, observa-se um mapa do território da Rota do Românico, com a infografia dos 58 monumentos e as diferentes tipologias existentes.

Segundo aquele projeto cultural e turístico com sede do Vale do Sousa, foi a primeira vez que a versão portuguesa da revista foi distinguida com um galardão atribuído pela organização internacional da Nacional Geographic Society.

O projeto da Rota do Românico começou em 1998, envolvendo os seis municípios do Vale do Sousa (Felgueiras, Paços de Ferreira, Lousada, Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva) e compreendendo 21 monumentos.

Em 2010, a rota foi estendida aos municípios do Baixo Tâmega (Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Celorico de Basto) e do Douro Sul (Cinfães e Resende), o que permitiu alargar o conjunto para 58 monumentos, a maioria dos quais classificados.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.