National Geographic distingue grafismo da Rota do Românico com prémio anual

| Norte
Porto Canal / Agências

Lousada, 15 set (Lusa) - A organização internacional National Geographic Society atribuiu à Rota do Românico do Tâmega e Sousa um prémio pelo desenvolvimento gráfico de um mapa e um guia do território.

Fonte da Rota do Românico revelou hoje que o galardão reporta-se a um trabalho publicado, em agosto de 2013, na versão portuguesa da revista daquela organização internacional.

O prémio foi entregue numa gala anual realizada nos Estados Unidos da América.

O mapa e suplemento da Rota do Românico foram premiados na categoria "melhor grafismo".

Segundo a fonte, "o júri sublinhou a inovação do projeto, a qualidade da ilustração e a limpeza do conceito, capaz de explicar, mesmo a quem não domina a língua portuguesa, o tema do trabalho".

O mapa apresenta, num dos lados, uma ilustração com as diversas fases de construção de uma igreja românica e a riqueza dos elementos da arquitetura românica.

No outro lado, observa-se um mapa do território da Rota do Românico, com a infografia dos 58 monumentos e as diferentes tipologias existentes.

Segundo aquele projeto cultural e turístico com sede do Vale do Sousa, foi a primeira vez que a versão portuguesa da revista foi distinguida com um galardão atribuído pela organização internacional da Nacional Geographic Society.

O projeto da Rota do Românico começou em 1998, envolvendo os seis municípios do Vale do Sousa (Felgueiras, Paços de Ferreira, Lousada, Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva) e compreendendo 21 monumentos.

Em 2010, a rota foi estendida aos municípios do Baixo Tâmega (Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Celorico de Basto) e do Douro Sul (Cinfães e Resende), o que permitiu alargar o conjunto para 58 monumentos, a maioria dos quais classificados.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Autarca admite possibilidade futura de voos comerciais no aeródromo de Braga

O presidente da Câmara de Braga admitiu esta sexta-feira que no futuro o Aeródromo de Palmeira poderá vir a acolher voos comerciais, mas sublinhou que a prioridade imediata é utilizar aquela infraestrutura para fins formativos dentro do setor aeronáutico.

Autarca de Braga admite "casos isolados" de habitação ilegal em lojas e garagens

O presidente da Câmara de Braga admitiu a existência na cidade de “casos isolados” de pessoas que pagam para viver em lojas ou garagens, e pediu que as situações detetadas sejam denunciadas, para acionamento dos mecanismos legais.

Subida do preço dos ovos faz folares de Vale de Ílhavo ficarem mais caros

Várias padeiras de Vale de Ílhavo decidiram subir o preço dos folares cozidos em forno a lenha, um produto tradicional desta localidade de Ílhavo, no distrito de Aveiro, devido à escalada do preço dos ovos.