Passos Coelho confiante na normalização progressiva do sistema judicial

| Política
Porto Canal / Agências

Sernancelhe, 12 set (Lusa) -- O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, mostrou-se hoje confiante que a situação do sistema judicial irá "normalizar progressivamente", considerando não ter motivos para demitir a ministra Paula Teixeira da Cruz.

"Não vejo nenhuma razão para substituir a senhora ministra da Justiça, a quem o governo e o país deve uma reforma extraordinária que tem vindo a ser feita e que muitos governos não tiveram coragem de fazer", afirmou aos jornalistas, em Sernancelhe.

O governante frisou que está a ser feita uma "grande reforma", da qual o novo mapa judiciário é a fase "fisicamente mais visível".

"Tendo a amplitude que tem é muito natural que possam ocorrer pequenas deficiências e pequenos atrasos. Não há nenhuma grande reforma que se possa fazer sem nenhum elemento de surpresa ou de afinação que precise de ser feita", considerou, acrescentando que quer ele, quer a ministra, teriam preferido que "a base informática tivesse podido responder imediatamente a todas estas alterações".

Passos Coelho admitiu que "houve deficiências que foram assinaladas" mas que, no entanto, "não punham em causa o arranque do mapa judiciário com a plataforma informática (Citius)".

"Houve aqui de facto algumas coisas que não foram antecipadas e de que a senhora ministra da Justiça ou eu próprio não lavamos as mãos. Nós assumimos a responsabilidade", sublinhou.

Segundo o primeiro-ministro, "haverá condições para que os novos processos possam começar a ser tramitados no Citius a partir da próxima semana e que progressivamente nas próximas semanas, comarca a comarca", os problemas sejam ultrapassados.

Passos Coelho considerou importante esclarecer os portugueses que "a justiça está a funcionar, os tribunais estão a funcionar".

"Ninguém ficará impedido de aceder à justiça ou verá prescrito o seu processo por causa destes problemas que estão relacionados com a implementação do nosso mapa judiciário", garantiu.

AMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.