Polis investe mais 450 mil euros para defender praia de Ofir, Esposende

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 12 set (Lusa) - A Polis Litoral Norte abriu concurso público, por 450 mil euros, para a segunda fase da empreitada de reforço do sistema dunar e proteção da linha de costa da praia de Ofir, em Esposende, informou hoje aquela sociedade.

Em comunicado, a Polis acrescenta que aquela empreitada se tornou necessária na sequência das "fortes intempéries" ocorridas no último inverno, que causaram o desaparecimento generalizado de areias e a destruição de infraestruturas na praia de Ofir.

Nesta praia, já teve lugar uma primeira intervenção, com carácter mais urgente e transitório, que visou garantir as condições imediatas de segurança na zona, mantendo-a apta para uso durante a época balnear de 2014.

Esta primeira intervenção consistiu na recarga de areias através da ripagem da zona entre marés e reposição do perfil natural da praia.

A segunda fase enquadra-se numa estratégia de reforço dos sistemas dunares, arribas e outros elementos da linha de costa, com vista à preservação dos ecossistemas naturais e proteção de pessoas e bens.

Inclui medidas corretivas de erosão superficial (reperfilamento complementar de areia na praia) e ainda ações de reordenamento de áreas construídas em zonas de risco e consequente reposição das condições de ambiente natural (reposição da estrutura de defesa em blocos de enrocamento, reforço da escada de acesso à praia, reconstrução do muro de defesa costeira e repavimentação das áreas danificadas na praceta).

A empreitada, a iniciar previsivelmente no início de 2015, tem um prazo de execução de 120 dias.

A Polis Litoral Norte, constituída entre o Estado e os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, tem como objeto a intervenção numa faixa costeira de 50 quilómetros na Região Norte, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de, aproximadamente, 30 quilómetros.

A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Amarante oferece vacinas contra o rotavírus a cerca de 300 crianças

A Câmara de Amarante vai oferecer este ano a vacinação infantil contra o rotavírus, prevendo-se que a medida possa beneficiar cerca de 300 crianças, até às 52 semanas (1 ano) de idade , disse o presidente da autarquia.

Prisão preventiva para suspeito de furtos em estabelecimentos em Braga

O Tribunal de Braga aplicou esta quarta-feira prisão preventiva a um homem de 55 anos suspeito de danos e furtos em vários estabelecimentos comerciais na zona da Sé, em Braga, anunciou a PSP.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.