Um sofá, uma lousa e um giz para recolha de ideias sobre futuro de Famalicão

| Norte
Porto Canal / Agências

Famalicão, 11 set (Lusa) - Um sofá amarelo, uma lousa e um pau de giz vão percorrer, a partir de hoje, vários espaços do concelho de Famalicão, numa iniciativa da Câmara para a recolha de contributos e ideias para o Plano Estratégico 2014-2025, informou fonte municipal.

O cenário inclui ainda um candeeiro, que, assim espera o município, poderá ajudar a "iluminar" as ideias.

O sofá vai andar pelos mais variados espaços, desde jardins a bares, passando pela estação de caminhos-de-ferro e pela feira e incluindo mesmo uma "etapa" numa ação de vindimas.

Os munícipes são convidados a sentarem-se no sofá, a pegarem no giz e a deixarem registada na lousa a sua ideia ou a sua proposta para o futuro do concelho.

Na mesma ocasião, podem ainda deixar o seu depoimento gravado em registo vídeo.

Esta será a face mais mediática da iniciativa "Famalicão Visão 25 -- 25 ideias para o futuro", que vai decorrer até 10 de outubro e que pretende envolver todos os habitantes do concelho naquele processo de decisão.

A iniciativa estrutura-se em quatro semanas temáticas e inclui fóruns de discussão dedicados ao crescimento inclusivo, ao crescimento sustentável, ao crescimento inteligente e à governança do território.

O Plano Estratégico de Vila Nova de Famalicão deverá estar concluído no final deste ano.

O presidente da Câmara, Paulo Cunha, salientou a importância do envolvimento e da mobilização dos famalicenses no programa para que o Plano Estratégico "corresponda às expectativas de todos".

"O principal objetivo é criar um documento abrangente que identifique as ambições dos famalicenses no horizonte até 2025. Queremos um plano genuinamente elaborado pelos famalicenses, com contributos concretos e reais, para a construção do nosso futuro coletivo", apontou.

O autarca sublinhou que aquele "não pode ser um trabalho apenas do presidente da Câmara ou de um executivo".

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.